Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Nozes

 



   
As nozes são fruto da nogueira cujo nome científico é Juglans regia.
As nozes são originárias da Ásia. Este fruto seco foi trazido para a Europa pelos romanos.
Actualmente em Portugal podem-se comprar nozes em todos os locais.
Em Évora, já existe uma fábrica de processamento de nozes e foi criada neste ano de 2021.
As nozes são bastante calóricas e como tal, basta consumir umas dez nozes, por dia, ou seja; se se consumir 1/3 de uma chávena deste fruto seco, vai ajudar a manter os níveis de HDL, lipoproteína plasmática de alta densidade, mais elevados no organismo, baixando assim a LDL, lipoproteína plasmática de baixa densidade que transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano.
Ao comer este fruto seco está-se a ingerir gordura saudável, já que estes frutos contêm um elevado teor de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, o que vai ajudar a reduzir o LDL, que é o mau colesterol e mantem os bons níveis do HDL que é o bom colesterol.
As nozes são muito saudáveis para o coração porque têm um aminoácido que é a arginina, a qual pode ser convertida no organismo em ácido nítrico, que é um composto que ajuda a expandir os vasos sanguíneos e assim ao dilatar mais rapidamente as artérias, permite que chegue mais sangue ao coração e impede a aglutinação de plaquetas no sangue, o que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Este fruto seco tem elevado teor de vitamina E, o que ajuda a impedir o colesterol LDL (mau colesterol) de oxidar ou seja impede que o mau colesterol se acumule nas paredes das artérias e bloquei o fluxo sanguíneo. Consumir um terço de um chávena de nozes por dia, significa obter 40% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina E.
As nozes também contêm grandes quantidades dos minerais cobre e magnésio, que são muito saudáveis para o coração.
O magnésio ajuda a regular o colesterol, a tensão arterial e o ritmo cardíaco e o cobre é muito importante para ajudar a reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Os frutos secos além de ajudarem a manter as artérias “limpas” do mau colesterol, também ajudam a manter a vesícula saudável.
As nozes são também uma boa fonte de proteínas e de fibras. Ao consumir 1/3 de chávena deste fruto seco, está-se a ingerir 12% da DDR (dose diária recomendada).
As nozes contêm ácido elágico, que ajuda a combater o cancro, na medida em que este ácido é um bom antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que são as moléculas nocivas de oxigénio, e este ácido também ajuda a inibir a divisão das células cancerígenas.
A vitamina E, que como já se referiu está presente neste alimento, também ajuda a prevenir o cancro sob a forma de gamatocoferol, que ajuda a eliminar as células cancerígenas da próstata e dos pulmões e mantem intactas as células saudáveis.
Pode-se consumir nozes ao natural, ou em saladas, bolos, musses, pudins, entre outras formas de as consumir.




segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Bifes de peru assados no forno com cenouras

 



   

Ingredientes e material culinário
 
- 1 cenoura descascada, lavada em água corrente e cortada em pedaços
- 2 bifes de peru, lavados em água corrente
- Pão alentejano fatiado, e parte-se uma fatia (ou mais se quiserem) em bocaditos para colocar no forno
- 5 dentes de alho, descascados e bem higienizados em água corrente, tal como todos os alimentos aqui descritos
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
- 2 tachos
- 1 tabuleiro de vidro para forno
- 2 luvas de forno
- 1 escumadeira
- 2 talheres grandes de madeira: garfo e colher
- Guardanapos
- Bases para colocar o tabuleiro de vidro em cima da mesa
 
 
Modo de preparação
 
Colocam-se dois tachos com água ao lume. Tempera-se a cenoura, que já se encontra aos pedaços, com sal q.b. e no bife também se adiciona sal q.b. Entretanto num dos tachos com água colocam-se dois dentes de alho.
Quando ambas as águas estiverem a ferver nos tachos colocam-se os bifes no tacho de água que contem os alhos e a cenoura aos bocados coloca-se no outro tacho com água. Depois vão cozendo os respectivos alimentos, cada qual em seu tacho.
A seguir acende-se o forno do fogão no máximo para aquecer bem o forno e entretanto adiciona-se um bocado de azeite no tabuleiro de vidro e espalha-se com um guardanapo para ficar bem untado.
De seguida vai-se observando se a cenoura e os bifes, cada qual em seu tacho, já vão estando cozidos.
Quando estiverem cozidos, tiram-se os bocados da cenoura, do tacho, com uma escumadeira e colocam-se no tabuleiro de vidro e os bifes também se retiram do seu respectivo tacho com água, após o cozimento, com a ajuda da escumadeira e colocam-se também no tabuleiro de vidro e adicionam-se três dentes de alho, sal q.b. e adiciona-se azeite “a olho” sobre os bifes e sobre as cenouras e agita-se um pouco o tabuleiro para que o azeite se misture bem com os alimentos.
Depois abre-se o forno e colocam-se as luvas e pega-se no tabuleiro de vidro, com os alimentos, e coloca-se no forno e fecha-se o forno e os alimentos vão assando em lume alto.
Passados cinco minutos, abre-se o forno com as luvas e com a ajuda dos talheres de madeira, dá-se uns toques nos bifes e nas cenouras e mexem-se ligeiramente para que assem melhor. A seguir fecha-se o forno e passados outros cinco minutos abre-se outra vez o forno e com o garfo e a colher de madeira viram-se as cenouras e os bifes ao contrário, bem como os bocados de cenoura, para que os alimentos fiquem bem assados de ambos os lados. De seguida, ao fim de mais cinco minutos abre-se de novo o forno e repete-se o processo de mexer um pouco mais os bifes e a cenoura com os talheres de madeira, para que assem bem e nessa altura colocam-se alguns bocaditos de pão na quantidade que se desejar para que fiquem um pouco assados e absorvam o molho resultante deste assado que é de alho e azeite. Finalmente, quando passarem mais cinco minutos, vai-se ver o forno e verifica-se que está pronta a refeição.




 
 
 
 
 

domingo, 24 de outubro de 2021

Couve-flor com batatas, cenouras, feijão verde e azeitonas

 



   

Ingredientes
 
- 1 couve-flor, lavada em água corrente e cortada em dois ou três pedaços, de forma a parecer pequenas árvores
- 1 cenoura, previamente descascada, lavada em água corrente e cortada aos pedaços
- Batatas brancas e batatas doces, descascadas e lavadas em água corrente e cortadas aos pedaços
- Feijão verde, ao qual se cortam as pontas das bainhas e depois cortam-se os fios das duas laterais de cada bainha de feijão e a seguir corta-se cada vagem ao meio mas não despega totalmente ou seja fica uns dois centímetros de pegamento.
- Azeitonas galegas, lavadas com água engarrafada, porque esta água ajuda a manter o bom sabor das azeitonas.
- 3 dentes de alho lavados e com pele
- Sal
- Azeite
 
 
Modo de preparação
 
Coloca-se um tacho com água e sal q.b. (quanto baste) ao lume e quando esta estiver a ferver juntam-se os dentes de alho, as batatas brancas, a cenoura e o feijão-verde. Passados 10 minutos juntam-se as batatas doces e a couve-flor e cozem em 10 minutos.
A seguir colocam-se estes alimentos num prato, excepto os dentes de alho, que foram para dar sabor a estes alimentos e adiciona-se um fio de azeite, depois adicionam-se as azeitonas e está pronta esta refeição vegana.




 
 

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Almondegas com batatas e cenouras no forno

 



   

Ingredientes e material culinário
 
- 2 almondegas de carne de porco
- 1 batata doce cortada aos bocados
- 1 cenoura cortada ás rodelas
- 3 dentes de alho
- 1 tomate  cortado aos bocadinhos
- 1 sumo de tomate
- ¼ de pimento verde
- Vinho branco
- coentros
- pimentão doce
- Azeite
- Sal
- Alface
- 1 tacho anti-aderente
- 1 tabuleiro de vidro para o forno
- Luvas para o forno
- 1 pincel de cozinha
 
Nota: Todos os ingredientes foram previamente lavados em água corrente e descascados e as almondegas estiveram de conserva 2 horas com sal q.b. (quanto baste), um pouco de vinho branco, um bocadinho de coentros e um bocadinho da especiaria pimentão doce.
 
Modo de preparação
 
Primeiro acende-se o forno do fogão 10 minutos antes de se colocarem lá os alimentos para assar.
A seguir pincela-se o fundo do tabuleiro de vidro com azeite, até este estar bem untado, depois colocam-se lá as almondegas, a batata doce aos bocados, a cenoura ás rodelas, o pimento verde cortado ás tiras, os 3 dentes de alho, o tomate aos bocadinhos e depois rega-se com o sumo do tomate e com azeite.
Segue-se a colocação do tabuleiro, com estes alimentos, no forno, já pré-aquecido, com as luvas, e vai assando em lume médio. Passados 15 minutos, vai-se verificar se todos os alimentos já se encontram bem assados e se estiverem já bem assados viram-se do outro lado e assim os alimentos vão assando deste lado que faltava, e esperam-se mais 15 minutos e repete-se o processo de verificação, ou seja; se deste lado todos estes alimentos se encontram assados, se se verificar que sim, significa que está pronta a refeição e retira-se o tabuleiro do forno com o auxílio das luvas.
Vai-se proceder ao empratamento, tal como se vê na foto e bom apetite.




 
 
 
 
 

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Salsichas fritas com batatas fritas, cenoura ralada e pão

 



   

Ingredientes e material culinário

 
- 3 salsichas
- batatas fritas
- 1 cenoura
- 2 dentes de alho cortados aos bocados
- Azeite
- 1 fatia de pão caseiro alentejano
- 1 tacho pequeno
- 1 frigideira antiaderente
- 1 ralador manual de cenoura
- 1 tigela
- 1 escumadeira
- 1 colher de pau
- 1 prato
- Papel absorvente de cozinha
 
Nota: As salsichas lavam-se em água corrente quando se retiram da lata, os dentes de alho descascam-se e lavam-se em água corrente também, antes de se cortarem aos bocados e a cenoura descasca-se e depois higieniza-se em água corrente, tal como os outros alimentos e depois rala-se com o ralador manual para uma tigela.
 
Modo de preparação

 
Em primeiro lugar coloca-se o tacho, meio de água, em lume brando e quando a água estiver quase a ferver colocam-se lá as salsichas e deixam-se ferver durante 5 minutos. Depois retiram-se as salsichas do tacho com a ajuda da escumadeira. Segue-se o corte das salsichas, primeiro transversalmente e depois em vários bocados.
Segue-se a colocação de uma frigideira com um pouco de azeite e os alhos ao lume. Vai-se mexendo um bocadinho os alhos com uma colher de pau e quando o azeite estiver quente colocam-se lá as salsichas e vão fritando e vão-se virando com a colher de pau. Quando as salsichas estiverem com uma cor caramelizada, estão fritas. Nessa altura, retiram-se as salsichas da frigideira, com a ajuda de uma escumadeira e colocam-se num prato com papel absorvente.
É chegada a hora do empratamento para consumir esta deliciosa refeição.









sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Bebida de amêndoas

 



   

A bebida de amêndoas teve origem na África e no Médio Oriente, numa Região moçulmana. Recentemente também se consome no Ocidente e já se espalhou por todo o mundo.
A bebida de amêndoas, pode ser feita em casa, ou pode-se comprar num supermercado.
O processo caseiro, para se fazer esta bebida vegetal, consta de se colocar amêndoas descascadas dentro de um recipiente cobertas com água durante 8 horas, depois lavam-se muito bem as amêndoas em água corrente e colocam-se num liquidificador e cobre-se com água e trituram-se no liquidificador. Depois de se efectuar essa operação coa-se o líquido resultante dessa trituração, com a ajuda de um coador, para uma tigela e está pronto a consumir o que também se pode chamar leite de amêndoas.
É muito boa para quem não pode consumir lactose, que é o açúcar do leite de vaca e também quem não pode consumir glúten ou quem queira ser vegetariano, visto que este leite é de origem vegetal. Mas também pode ser consumido por quem quiser manter o seu peso normal e quiser uma melhor digestão e regular os intestinos e muitas outros benefícios, tais como:
Ajuda a melhor os níveis de colesterol bom (HDL) no organismo. Ajuda a manter o sistema imunitário saudável.
É muito rica em Cálcio e como tal é importante para a manutenção e formação dos ossos e dos dentes saudáveis e como também contem vitaminas D, K e magnésio, ajuda a reduzir o risco de osteoporose.
É muito boa para manter a pele saudável porque tem vitamina E. Além disso também ajuda a pele que tenha algum dano a recuperar porque tem antioxidantes.
A vitamina B2, que existe nesta bebida torna os cabelos e unhas mais fortes e hidratados.
A riboflavina aqui presente contribui para o crescimento e força muscular.
É muito rica em proteínas e fibras. As fibras protegem as paredes dos intestinos.
As proteínas fornecem material para a construção e manutenção dos ossos e dos músculos e fazem parte da formação de anticorpos, enzimas e hormonas.
Esta bebida pode-se consumir ao pequeno-almoço, ou ao lanche por exemplo. Pode-se beber assim ao natural, é muito saborosa e causa bom estar, também se pode adicionar cereais




 
 
 
 
 

domingo, 5 de setembro de 2021

Maçã

 



   

O nome científico da maçã é Malus domestica e nasce na macieira.
Este fruto é originário da Ásia Ocidental. São cultivadas macieiras desde o Século III A. C. (antes de Cristo).
É o fruto que mais se produz em Portugal.
É rica em vitamina C, tanto no seu interior constituído pela polpa, como no exterior que é constituído pela casca. A vitamina C ajuda a evitar as gripes, ajuda a manter a pele saudável e é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce porque combate os radicais livres.
Este fruto é muito rico em cálcio, fósforo e potássio.
O cálcio, é muito importante para os ossos e os dentes, além disso as fibras presentes na maçã ajudam a manter a boca saudável, porque reduz a capacidade das bactérias prejudiciais, se multiplicarem na boca.
O Fósforo é muito importante para a formação dos ossos e dos dentes e para a transmissão de impulsos nervosos no organismo.
O mineral Potássio é importante para o coração porque ajuda a regular a tensão arterial e é importante para o bom funcionamento dos músculos e dos rins.
A polpa da maçã é muito rica em água e como tal é um bom hidratante para o organismo.
A casca da maçã é muito rica numa fibra que é a pectina, que ajuda à digestão, razão pela qual se deve consumir esta fruta com casca.
Além disso os antioxidantes, tal como a quercetina, presentes aqui neste fruto também ajudam a prevenir a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Outros beneficios da quercetina são que : ajuda fortalecer o sistema imunológico, a evitar diabetes e doenças cardiovasculares porque reduz os níveis de colesterol LDL, que é o mau colesterol e ajuda a baixar a tensão arteial.
A maneira mais saudável de consumir maçã é consumir o fruto ao natural mas também se pode consumir em sumo, cozida, tartes, bolos e misturada numa salada de frutas, iogurtes, entre muitas outras formas de consumir este fruto.
Deve-se consumir uma maçã por dia porque ajuda a manter a boa forma física de uma maneira saudável.





segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Ovo para molhar o pão com cenoura ralada, batatas fritas, banana, maçã e uvas

 



   

Ingredientes

 
- 1 ovo
- 1 cenoura
- batatas fritas de pacote
- 1 fatia de pão caseiro alentejano
- 1 banana
- 1 maçã
- Uvas
- Óleo alimentar

 
Modo de preparação
 
Começa-se por lavar e descascar a cenoura e depois rala-se com o ralador manual.
De seguida lavam-se as uvas, a banana e a maçã em água corrente.
Depois coloca-se o ovo num álguidar com água para verificar se está bom, neste caso o ovo ficou no fundo do alguidar de água, o que prova que o seu estado está bom para consumo. Se o ovo ficasse à superfície da água, era sinal que estava impróprio para consumo.
Depois coloca-se uma frigideira pequena anti-derrapante com óleo ao lume e depois parte-se o ovo e coloca-se na frigideira e deixa-se fritar até a gema estar no ponto certo para que depois ao comer se possa molhar o pão. Quando o ovo estiver frito tira-se da frigideira com uma escumadeira e coloca-se num prato.
No final, limpa-se o ovo com papel absorvente de cozinha, para absorver o excesso de óleo, e descasca-se a banana e coloca-se no prato, a maçã coloca-se também no prato mas com casca, porque esta é muito rica em pectina que é uma fibra solúvel que ajuda à digestão. As uvas também se colocam no prato com a pele, porque tem resveratrol que é um antioxidante muito importante que ajuda a manter a pele saudável. A seguir junta-se a cenoura ralada ao  prato, as batatas e o pão também e fica assim com este aspecto agradável e delicioso que se vê na foto e está pronto a comer.




segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Bife acebolado com arroz

 


  

Ingredientes
 
- 1 bife de peru
- 1 copo de arroz
- 1 cebola pequena
- 5 dentes de alho
- Água
- Alface verde
- Rúcula selvagem
- Beterraba
 
Temperos
 
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
Nota: Todos os alimentos são previamente higienizados
 
Modo de preparação
 
Colocam-se 2 caçarolas ao lume: uma com 2 copos de água, 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) de azeite, outra caçarola regada a azeite até cobrir o fundo da mesma. Quando a água estiver a ferver deita-se o arroz e adiciona-se sal q.b. e mexe-se de vez em quando com uma colher de pau, para o arroz não se queimar e está pronto, em lume médio, em 12 minutos.
Depois continua a viagem culinária na outra caçarola em que depois de ser regada a azeite se colocam 3 dentes de alho e uma cebola ás rodelas, quando estes estiverem a ficar alourados coloca-se o bife, sal q.b. e vai-se mexendo de vez em quando, com a colher de pau, à de leve, com o objectivo de o ajudar a fritar.
Passados 5 minutos vira-se o bife, com a ajuda de uma escumadeira, do outro lado e frita também 5 minutos, tendo o cuidado de nesse espaço de tempo mexer de vez em quando com a tal colher de pau, e chegados os cinco minutos, observa-se a mudança que o factor temperatura e os toques culinários na medida certa operaram nesta ementa.
É chegada a hora de empratar o bife, o arroz e rodear com alface, rúcula selvagem e beterraba.
Agora é só sentar á mesa a degustar esta deliciosa e saudável alimentação, que faz crescer água na boca e é de comer e chorar por mais.




 
 
 

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Cogumelos com batatas fritas

 


  

Ingredientes
 
- 100 g (grama) de cogumelos laminados
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- 1 batata grande cortada ás tiras
- Azeite
- óleo alimentar
- Sal q.b. (quanto baste)
Nota: Os cogumelos são lavados em água corrente, os alhos, a cebola e a batata descascam-se primeiro e lavam-se de seguida também em água corrente. Depois de bem higienizados é que os dentes de alho e a cebola são descascados e picados. Quanto á batata também se descasca primeiro e depois seca-se muito bem com papel de cozinha absorvente e corta-se ás tiras. Depois de cortadas as batatas podem-se secar ainda melhor com o papel absorvente.

 
Modo de preparação
 
Colocam-se duas frigideiras anti-aderentes ao lume, numa adiciona-se um fio de azeite, os dentes de alho e a cebola picados e vai-se mexendo com uma colher para que a cebola e os alhos váo alorando. Passados dois minutos adicionam-se os cogumelos, sal q.b. e como o azeite já se encontra bastante quente, eles fritam em 8 minutos, e vai-se virando e mexendo para que os cogumelos fiquem igualmente fritos de ambos os lados.
Noutra frigideira coloca-se o óleo ao lume e quando este estiver quente deitam-se as batatas, e passados 7 minutos e meio viram-se do outro lado com a ajuda de uma escumadeira e mantem-se ao lume mais 7 minutos e meio e estão fritas. Depois retiram-se as batatas com a escumadeira para um prato contendo papel absorvente para absorver o excesso de óleo e estão prontas as batatas.
Segue-se o empratamento com os cogumelos no centro do prato e as batatas à volta, fazendo lembrar o sol.




 
 
 
 
 

sábado, 7 de agosto de 2021

Cogumelos com pão e ananás

 



   

Ingredientes
 
- 90 g (grama) de cogumelos laminados
- 1 fatia de pão de trigo, que se pode cortar em feitio de meia lua, para dar um aspecto mais romântico à refeição
- 3 dentes de alho picados
- Meia cebola pequena picada
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
Nota: Os cogumelos são previamente bem lavados em água corrente. Os dentes de alho e a cebola são descascados, antes de serem lavados em água corrente, só depois é que são picados.
 
 
 
 Modo de preparação

 
Começa-se por colocar uma frigideira ao lume na qual se adiciona um fio de azeite, os dentes de alho e a cebola picados e sal q.b.
Vai-se mexendo e virando os cogumelos de vez em quando, para que eles fiquem com um aspecto homogéneo de ambos os lados depois de fritos, ficam prontos em 10 minutos.
Segue-se o empratamento que consta de uma fatia de pão sobre a qual se colocam os cogumelos e ao lado uma rodela de ananás e está pronta uma refeição individual.




 
 
 

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Cenoura

 



   

O nome científico da cenoura é Daucus carota.
É originária da Ásia Central e do Mediterrâneo.
É rica em hidratos de carbono, que são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogénio e oxigénio, cuja principal função é fornecer energia para as células.
É rica em proteínas, gorduras só tem 0,3 g (grama) por cada 100 g de cenoura crua e como tal contribui para a boa forma física, pois, além disso é muito rica em fibras, de que é um exemplo a pectina, que ajudam a manter o intestino saudável, pois contribuem para o crescimento da flora intestinal, da qual fazem parte as bactérias do grupo Lactobacillus Casei, entre outras, que auxiliam na digestão dos alimentos e ajudam a manter o sistema imunológico saudável.
É rica também em cálcio, vitamina A, vitamina B1, betacaroteno, potássio, magnésio, fósforo e vitamina C.
O teor de vitamina A presente na cenoura é muito elevado e contribui para manter uma boa visão, por isso se diz que a cenoura faz bem aos olhos. Além disso, como a vitamina A é um antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce.
O betacaroteno, que é o pigmento alaranjado da cenoura, no Verão ajuda a estimular a pigmentação da pele contribuindo para o bronze natural e ajudando a proteger a pele dos raios UV (Ultra Violeta).
A vitamina B1 ou Tiamina, aqui presente, contribui para um fígado mais saudável e também ajuda a manter a saúde dos olhos, da pele, do cabelo e ajuda a manter a saúde mental.
O cálcio é importante para ter ossos e dentes saudáveis.
O potássio é importante para manter a saúde cardiovascular, fortalece os ossos, ajuda a combater as dores de cabeça e as cãibras  e auxilia no funcionamento do sistema nervoso.
O Fósforo é importante para a formação dos ossos e dos dentes e também ajuda a transmitir os impulsos nervosos no organismo.
O magnésio é um mineral que ajuda a regular os níveis de cálcio no organismo e ajuda a prevenir os diabetes e ajuda a regular a produção de melatonina e como tal beneficia a qualidade do sono e actua na formação do colagénio que é imprescindível para ajudar na formação dos ossos, cartilagens e tendões.
A vitamina C ou ácido ascórbico acelera a cicatrização das feridas e ajuda a proteger das gripes, constipações, ajuda a combater os radicais livres e ajuda a combater o Stress.
Pode-se consumir cenoura ralada, em sumo, sopa, salada, pátê, doce, bolo, entre outas formas.







 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Alecrim

 



   

O nome científico do Alecrim é Salvia Rosmarinus.
É originário da Região Mediterrânea, África do Norte e Ásia.
Tem um aroma e sabor intenso e relaxante.
É utilizado como tempero de carne, peixe, sopas e molhos e serve para fazer chá, entre outras utilidades culinárias. O chá das folhas de alecrim é diurético, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, ajuda a ter uma boa digestão, tem uma acção expectorante e ajuda a prevenir doenças degenerativas tal como o Alzheimer.
É muito rico em vitamina A e como tal contribui para manter uma boa visão e para manter a pele saudável, ajuda a prevenir e a combater infecções urinárias, aliviando alguns sintomas causados por algumas bactérias, tais como as dores, inflamações, entre outros sintomas. A bactéria Escherichia coli, é a mais frequente nas infecções urinárias.
É rico em vitamina C que ajuda a melhorar a imunidade e a combater os radicais livres evitando o envelhecimento, ajuda a manter os ossos resistentes e saudáveis.
É rico em vitamina K, a qual melhora a coagulação sanguínea e é importante para a saúde dos ossos porque ajuda a fixar o cálcio nos  ossos.








 
 
   

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Gelado de leite condensado e gelatina de morango

 



   

Ingredientes e material culinário
                           
- 100 g (grama) de gelatina de origem vegetal com sabor a morango, em pó
- 370 ml de leite condensado tradicional
- 1 batedeira manual
- 1 colher de pau
- 1 frigideira anti-aderente
- 1 recipiente de pirex
- 250 ml de água a ferver
- 250 ml de água fria
 
Modo de preparação
 
 
Começa-se por colocar a frigideira ao lume com o leite condensado e vai-se mexendo com a colher de pau, lentamente durante 10 minutos. Entretanto deita-se a gelatina em pó no recipiente de pirex e adiciona-se 250 ml de água a ferver e vai-se mexendo com a colher de pau, até esta estar bem diluída, depois acrescenta-se mais 250 ml de água fria e mexe-se novamente com a colher de pau até a mistura ficar bem homogénea.
A seguir adiciona-se o leite condensado no mesmo recipiente e bate-se com a batedeira para que a gelatina e o leite condensado fiquem bem misturados.
Na fase seguinte coloca-se a mistura resultante desta operação no frigorífico, durante três horas, depois coloca-se a mistura mais duas horas, na parte mais fria do frigorífico ou seja no congelador.
O gelado está pronto para consumo.




 
 

domingo, 11 de julho de 2021

Sopa de espinafres

 


   

Ingredientes
 
 
- 3 batatas brancas
- 1 batata doce de Aljezur
- 120 g (grama) de folhas de espinafre frescas
- 3 cenouras
- 1 talhada de abóbora
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
 
 
Modo de preparação
 
Em primeiro lugar descascam-se as batatas e lavam-se muito bem em água corrente e colocam-se num recipiente com água para evitar o escurecimento enzimático das mesmas.
De seguida descascam-se as cenouras, a talhada de abóbora, os dentes de alho e a cebola e lavam-se também em água corrente. Depois também se lavam as folhas de espinafres em água corrente.
Na fase seguinte vão-se cortar os alimentos da seguinte forma:
As cenouras cortam-se ás rodelas, a cebola também e as batatas cortam-se em pequenos pedaços.
De seguida colocam-se estes alimentos num tacho, e também os dentes de alho inteiros, o azeite, o sal e cobrem-se com água e colocam-se em lume alto até ferver. Quando estiver a ferver baixa-se o lume. Assim a sopa vai cozendo em lume brando durante 40 minutos.
É chegada a altura de tirar a sopa do lume e tiram-se os alhos, cujo objectivo aqui era dar sabor, e como tal terminaram a sua “viagem” culinária. Também se vai retirar da sopa,” calcula-se a olho”, a quantidade de rodelas correspondentes a uma cenoura, que na etapa final vai ser necessário para colocar na sopa.
 Vai-se agora triturar a sopa com a varinha mágica até que fique bem passada.
De seguida coloca-se, novamente, o tacho da sopa ao lume até ferver, quando ferver acrescentam-se as folhas de espinafres e cozem em cinco minutos.
Chegou-se então à meta estabelecida, pois a sopa está pronta, agora colocam-se as rodelas de cenoura, que estavam à espera para esse efeito, na sopa e está pronta a refeição.
 



 
 
 
 
 

domingo, 4 de julho de 2021

Chuchu

 


  

O nome científico do chuchu é Sechium edule.
É originário do México, Costa Rica e Panamá.
Existe em abundância na ilha da Madeira.
É um bom hidratante para o organismo, pois tem muita água na sua composição.
É muito rico em cálcio, por isso ajuda a prevenir a osteoporose e fortalece os dentes. Além disso também é rico em magnésio e fósforo que também fortalece os ossos e os dentes.
Outro mineral em que é rico é o potássio que ajuda a evitar a hipertensão e também é importante para o bom funcionamento dos músculos.
É rico em vitaminas do complexo B, por isso ajuda a combater a fadiga e a depressão. Além disso é rico em manganês que é um mineral que ajuda a converter gorduras e proteínas em energia, combatendo assim a fadiga e evitando a depressão.
É rico em vitamina C e também no mineral Zinco, que em conjunto fortalecem o sistema imunológico e protegem o organismo da acção dos radicais livres. Também tem vitamina E que ajuda também a combater os radicais livres e a evitar o envelhecimento precoce da pele, dando-lhe firmeza e elasticidade e mantendo os cabelos saudáveis.
É muito rico em fibras e como tal ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue mantendo o coração saudável e também mantem a saciedade contribuindo assim para manter a boa forma física e também contribuem para uma boa digestão.
Pode-se consumir em sopas, saladas, bolos, refugados, entre outras formas de consumo.






 







 

domingo, 27 de junho de 2021

Mamão

 


  

O nome científico é Carica papaya, tal como a papaia.
É originário dos países tropicais e dos Estados Unidos.
O mamão tem uma forma mais alongada do que a papaia, por isso para conservar no frigorifico, se for para uma só pessoa, é preferível a papaia, porque o mamão como é maior leva mais tempo a ser consumido e assim corre o risco de se deteriorar.
É muito rico em água, por isso é importante para o organismo humano se manter hidratado.
Tem alto teor de vitamina C, tal como a papaia e também tem betacarotenos que contibuem para manter forte o sistema imunitário, evitando assim as infecções.
É altamente rico em carotenóides, tal como a papaia, por isso é muito importante para manter os olhos saudáveis
Outra semelhança é que tanto o mamão como a papaia  têm uma enzima que é a papaína, a qual ajuda à digestão.
Como é muito rico em antioxidantes ajuda a manter a juventude do corpo humano.
Ajuda durante o período menstrual (mulheres) mantendo-o regular e evitando cólicas.
O consumo de 3 ou 4 sementes por dia (no máximo) tem um efeito laxante, mas devem ser secas e moídas.
Pode-se fazer chá com as folhas deste fruto que tem um efeito digestivo e anti-inflamatório.
A polpa deste fruto pode ser consumida em cubos, ás talhadas, em sumos, pudins, bolos, gelatinas, geleias, saladas entre outras formas de consumo.






 

domingo, 20 de junho de 2021

Sementes de girassol

 


  

O nome científico é Helianthus annuus.
São originárias da América do Norte.
São uma boa fonte de esterois vegetais ou fitoesteróis, que ajudam a reduzir o colesterol LDL, que é o mau colesterol e ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, contribuindo assim para proteger o coração.
Se se consumir um quarto de chávena destes alimentos ingere-se 104 mg (miligramas) de esterois.
São muito ricas em proteínas e como tal ajudam a aumentar a massa muscular. 30 g (grama) contem 12% da DDR (dose diária recomendada).
São ricas em vitamina E, que é uma vitamina lipossolúvel que tem uma enorme acção antioxidante e como tal ajuda a combater os radicais livres e também ajuda a evitar doenças cardiovasculares e cancro da próstata, ajuda a manter a saúde do olhos e a evitar a doença de Alzheimer, consumir 30 g por dia ou seja; 2 colheres ( sopa) destas sementes tem 47% da DDR desta vitamina.
 São ricas em vitamina B1 ou Tiamina, que entra na formação do ATP (trifosfato de adenosina), que é principal molécula que fornece energia livre para as células. Esta vitamina também faz bem à pele, aos olhos e ajuda a manter o fígado saudável, Se se consumir 30 g (grama) desta semente tem 28% da DDR de vitamina B1.
São muito ricas em fibras, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o apetite, contribuindo assim também para manter a boa forma física.
Podem-se consumir ao natural, no pão, em bolos, saladas, também em óleo, entre outras formas.








 

domingo, 13 de junho de 2021

Morangos com vinho do Porto

 


  

Ingredientes para uma pessoa
 
- 8 morangos, previamente, arrefecidos no frigorifico
- 1 colher ( café) de açúcar
- 1 fio de vinho do Porto
 
Nota
 
Os morangos devem ser bem lavados em água corrente.
O açúcar é opcional, sem açúcar ainda sabe melhor e é mais saudável.
 
Modo de preparação
 
Começa-se por cortar os morangos aos pedaços para uma tigela.
Segue-se a adição do açúcar, que como se referiu é uma opção.
De seguida deita-se o fio de vinho do Porto nos morangos, mexe-se com uma colher e está pronta a sobremesa.