Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de abril de 2019

Nêsperas




A nêspera é fruto da nespereira.
O nome científico da nêspera é Eriobotrya japónica. É originária do sudoeste da China.
A nêspera é uma boa fonte de vitamina A, com uma porção de 5 ou 6 nêsperas, obtem-se a dose diária de vitamina A recomendada.
 A vitamina A é benéfica para a saúde dos olhos. Além disso a nêspera contém muitos antioxidantes que ajudam a proteger os olhos contra doenças degenerativas. A vitamina A também é importante para desenvolver e manter os dentes e os ossos fortes. Além disso esta vitamina também protege o corpo contra os radicais livres e o stress oxidativo podendo prevenir o cancro do pulmão e da cavidade oral. Além disso a vitamina A protege a pele e evita o envelhecimento precoce.
A nêspera também é rica em vitamina C que aumenta a capacidade de absorção de ferro do corpo. Para além do ferro, este fruto tem outros nutrientes tais como: manganês, magnésio, cobre e folato que são necessários para formar glóbulos vermelhos.
A nêspera possui baixo valor calórico e elevada quantidade de fibras alimentares por isso ajuda a diminuir o apetite e a aumentar o metabolismo e como tal é benéfica para a perda de peso. Uma das fibras da nêspera é a pectina que ajuda a ligar e a limpar as toxinas do cólon e protege contra o cancro do cólon.
A nêspera é benéfica para a tensão arterial, principalmente porque tem elevada quantidade de potássio que é muito importante para manter controlados os níveis de sódio.











terça-feira, 23 de abril de 2019

Cabrito assado no forno




Ingredientes

- 2 kg de cabrito cortado em pedaços e bem lavado
- 2 copos de vinho branco
- 5 dentes de alho picados
- Colorau q.b. (quanto baste)
- Sal q.b.
- 2 folhas de louro
- 1 tacho com água
- 1 tabuleiro de forno
- 1 cebola cortada ás rodelas
- 1 pimento verde cortado ás tiras
- 3 tomates médios, maduros  cortados aos cubinhos
- 1 pouco de salsa
- Azeite
- 15 batatas pequenas redondas, inteiras já lavadas e descascadas
- 5 rodelas de linguiça caseira cebola,


Modo de preparação

 Primeiro põe-se o cabrito a marinar durante duas horas em vinho branco com sal, alhos, colorau e louro. Depois coloca-se a carne num tacho com água em lume brando durante vinte minutos para cozer um bocado.
De seguida coloca-se todo o conteúdo do tacho num tabuleiro com os restantes ingredientes: cebola, pimento, tomates, salsa, azeite q.b., batatas, linguiça e vai ao forno a assar durante duas horas, sendo que na primeira hora assa em lume brando e na segunda hora coloca-se o lume do forno mais elevado para ficar bem assado.
Acompanha-se com salada de alface.






sexta-feira, 19 de abril de 2019

Besugo cozido com batatas e feijão-verde




Ingredientes

- 3 batatas descascadas e lavadas previamente em água corrente
- Um pouco de feijão-verde já cortado e lavado
- 3 dentes de alho já descascados e lavados também
- 1 besugo já amanhado, cortado, lavado e com sal q.b. (quanto baste)
- 1 panela com água e sal q.b.
- Azeite


Modo de preparação


Coloca-se a panela com água e sal q.b. ao lume com os dentes de alho e põem-se as batatas e o feijão a cozer, passados 10 minutos coloca-se o peixe também a cozer na panela durante 12 minutos. De seguida coloca-se o peixe, as batatas e o feijão num prato e rega-se com azeite q.b.  Está pronta a refeição para uma pessoa.





domingo, 14 de abril de 2019

Nabo




O nome científico do nabo é Brassica rapa L., é uma raiz que pertence à família das crucíferas e as sua folhas são a nabiça.
O nabo começou-se a cultivar há 4000 anos no Médio Oriente.
O Nabo e a nabiça são nutritivos.
O nabo é rico em cálcio e pobre em calorias, pois tem 28 calorias por cada 100 gramas, e a nabiça apresenta 32 calorias também por cada 100 gramas, o que é importante para quem quer manter o seu peso saudável. Para além do cálcio os outros minerais que o nabo tem são:
Manganês, cobre, magnésio e potássio.
É rico em vitaminas A, B6, C, E e K e também tem folatos que é uma vitamina B que quando se alia à vitamina B12 vai contribuir para se formarem os glóbulos vermelhos e o DNA (ácido Desoxirribinucleíco) que é o material genético das células.
A vitamina C tem um grande potencial antioxidante que é importante para a diminiuição do risco de cancro e ajuda a evitar a oxidação do colesterol LDL, evitando assim que os vasos sanguíneos inflamem com a acumulação de mau colesterol. Além disso a vitamina C também protege os olhos contra degenerescências oculares e a vitamina E também. A vitamina C aqui presente protege também contra os efeitos da poluição sendo bons para quem sofre de asma.
A vitamina C evita também o envelhecimento da pele e do cabelo.
O cobre aqui presente é fundamental para a manutenção da cor do cabelo, porque este mineral é muito importante no processo da síntese do pigmento melanina.
Tem uma elevada quantidade de fibras  que ajudam a pessoa a sentir-se saciada depois de consumir o nabo e assim ingere menos quantidade de outros alimentos mais calóricos, contribuindo assim para a boa forma física. Além disso as fibras estimulam a evacuação e previnem a prisão de ventre e ajudam a eliminar toxinas.
O nabo é um legume que apresenta glucosinolatos que são decompostos e originam isotiocianatos e indóis que são moléculas que ajudam a evitar o desenvolvimento do tumor da mama, do pulmão, do estômago, do fígado, do cólon e da bexiga. Um isotiocianato importante que o nabo tem é o sulforafano que actua contra cancro do esófago, pâncreas, próstata e melanoma.
O nabo pode-se comer cru ou cozido em sopa e a nabiça deve ser consumida sempre cozida na sopa.












segunda-feira, 8 de abril de 2019

Abóbora




A abóbora é um fruto da abóboreira (Cucurbita Spp). É originária da Guiné.
A abóbora é um vegetal muito importante para nós porque tem grande utilidade na nossa culinária porque pode ser utilizada em quase tudo, embora seja mais conhecida por se incorporar nas sopas, evitando assim que se coloquem mais batatas e como tal é bom para a saúde, pois menos batatas significa menos consumo de hidratos de carbono. Além disso melhora o sabor da sopa e também aumenta a quantidade de vitamina A. É, portanto, a vitamina A, a mais importante do ponto de vista nutricional da abóbora, e é proveniente de carotenos. Daí vem o seu grande potencial antioxidante que protege contra a asma e doenças cardiovasculares.
A abóbora também se utiliza em tartes, doces cozidos e grelhados.
A abóbora além da vitamina A também tem vitamina B, cálcio e fósforo.
Os pigmentos antioxidantes que conferem a tonalidade alaranjada característica da abóbora são a luteína e a zeaxantina que beneficiam e previnem problemas que se relacionam com a visão.
A abóbora possui uma elevada quantidade de compostos fenólicos, os quais melhoram o controlo dos níveis de glicemia e da tensão arterial.
As sementes da abóbora são uma das suas potencialidades pouco exploradas que além dos nutrientes que têm a polpa da abóbora ainda acrescentam: Ferro, zinco, magnésio e fósforo.
As sementes são também boas fontes de proteína e gorduras insaturadas. Também se encontram compostos alcalóides nas sementes, os quais associados ás elevadas quantidades de zinco contribuem para a diminuição da hipertrofia prostática benigna.
As sementes de abóbora também reduzem o mau colesterol, chamado LDL.
As sementes de abóbora retiram-se da abóbora, lavam-se num escorredor em água corrente, de seguida colocam-se a secar em papel absorvente de cozinha até estarem secas, quando estiverem secas guardam-se em local seco e fresco se forem para semear, as restantes podem-se consumir cruas ou então são torradas no forno.
A abóbora é digestiva porque tem uma grande quantidade de fibras na sua constituição.
 O triptofano presente na abóbora melhora o humor e como tal contribui para a felicidade.










                                                       

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Alface




A Alface, cujo nome científico é Lactuca sativa, teve origem no leste Mediterrânio e desde 500 a.c. (antes de Cristo) que entra alimentação humana.
É uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila e tem a função de alcalinizar e desintoxicar, o fígado.
Este vegetal verde e folhoso é uma importante fonte de vitaminas A, C, niacina, e de sais minerais tais como: fósforo,  ferro, cálcio e silício.
A alface contém ácido fólico, que actua na síntese de neurotransmissores tais como a serotonina e a dopamina que quando  estão na quantidade certa no nosso cérebro, ajudam a regular a sensação de ansiedade, nomeadamente impedindo a sensação de satisfação rápida e superficial causada pelo açúcar no organismo humano.
Além disso a alface é um calmante natural e ajuda a dormir quem tem insónia porque tem um composto de nome lactucina, o qual tem efeito calmante e relaxante e encontra-se principalmente no talo deste alimento.
Outro benefício de adicionar alface à alimentação deve-se ao facto desta hortaliça ter fibras que melhoram o trânsito intestinal, uma dessas fibras é a pectina que é uma fibra solúvel, que forma um gel e quando em contacto com a água do bolo alimentar, permite que a glicose seja libertada mais lentamente, evitando picos elevados da glicemia do sangue o que é bom para prevenir e tratar Diabetes do tipo 2.