Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Abóbora




A abóbora é um fruto da abóboreira (Cucurbita Spp). É originária da Guiné.
A abóbora é um vegetal muito importante para nós porque tem grande utilidade na nossa culinária porque pode ser utilizada em quase tudo, embora seja mais conhecida por se incorporar nas sopas, evitando assim que se coloquem mais batatas e como tal é bom para a saúde, pois menos batatas significa menos consumo de hidratos de carbono. Além disso melhora o sabor da sopa e também aumenta a quantidade de vitamina A. É, portanto, a vitamina A, a mais importante do ponto de vista nutricional da abóbora, e é proveniente de carotenos. Daí vem o seu grande potencial antioxidante que protege contra a asma e doenças cardiovasculares.
A abóbora também se utiliza em tartes, doces cozidos e grelhados.
A abóbora além da vitamina A também tem vitamina B, cálcio e fósforo.
Os pigmentos antioxidantes que conferem a tonalidade alaranjada característica da abóbora são a luteína e a zeaxantina que beneficiam e previnem problemas que se relacionam com a visão.
A abóbora possui uma elevada quantidade de compostos fenólicos, os quais melhoram o controlo dos níveis de glicemia e da tensão arterial.
As sementes da abóbora são uma das suas potencialidades pouco exploradas que além dos nutrientes que têm a polpa da abóbora ainda acrescentam: Ferro, zinco, magnésio e fósforo.
As sementes são também boas fontes de proteína e gorduras insaturadas. Também se encontram compostos alcalóides nas sementes, os quais associados ás elevadas quantidades de zinco contribuem para a diminuição da hipertrofia prostática benigna.
As sementes de abóbora também reduzem o mau colesterol, chamado LDL.
As sementes de abóbora retiram-se da abóbora, lavam-se num escorredor em água corrente, de seguida colocam-se a secar em papel absorvente de cozinha até estarem secas, quando estiverem secas guardam-se em local seco e fresco se forem para semear, as restantes podem-se consumir cruas ou então são torradas no forno.
A abóbora é digestiva porque tem uma grande quantidade de fibras na sua constituição.
 O triptofano presente na abóbora melhora o humor e como tal contribui para a felicidade.










                                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário