Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de março de 2019

Amêndoas




A amendoeira (prunus dulcis) nasceu na Pérsia há cinco mil anos.
É uma árvore de folha caduca da família Rosaceae.
Em Portugal as flores das amendoeiras desabrocham em Janeiro e ficam em flor até Março.
A semente do seu fruto considera-se um fruto seco que é a amêndoa.
As amêndoas são muito nutritivas, são ricas em fibras, proteínas, vitamina E, magnésio, vitamina B2, fósforo e cálcio.
As amêndoas protegem as células do cérebro dos danos dos radicais livres e melhoram a circulação do sangue para o cérebro.
As amêndoas retardam o envelhecimento porque possuem antioxidantes que têm propriedades que protegem a pele contra o stress oxidativo e também protegem a pele dos raios ultravioletas, prevenindo o envelhecimento precoce.
As amêndoas fortalecem os ossos e os dentes porque têm bastante cálcio, se for consumida uma chávena de amêndoas por dia corresponde a 24% da DDR (dose diária recomendada) de cálcio.
Estes frutos secos também são ricos em manganês, cobre e riboflavina que são nutrientes que ajudam na síntese de energia.
Dado estes frutos serem uma boa fonte de antioxidantes que neutralizam os radicais livres e ajudam a recuperar as células danificadas, o seu consumo diminui as probabilidades de desenvolver cancro.
Como têm magnésio as amêndoas ajudam a baixar a tensão alta. A deficiência de magnésio no organismo conduz a problemas de tensão, o que pode levar a ataques cardíacos, derrames e falência dos rins.
O potássio presente nas amêndoas ajuda a regular a pressão sanguinea, porque baixa o nível de sódio que é nocivo para quem sofre de hipertensão.
Os índices de gordura das amêndoas ajudam à perda de peso.
Os antioxidantes presentes nas amêndoas podem ajudar a diminuir o açúcar do sangue e a insulina e como tal pode prevenir os diabetes.













quarta-feira, 27 de março de 2019

Costeletas de porco grelhadas com batatas fritas




Ingredientes

- 4 costeletas de porco
- 3 dentes de alho
- Sal q.b. (quanto baste)
- Um limão
- Batatas
- Óleo vegetal

Modo de preparação

Começa-se por lavar bem as costeletas e todos os outros ingredientes também se lavam e descascam. A seguir põem-se as costeletas de conserva da seguinte forma: começa-se por cortar os dentes de alho em pequenos pedaços e colocam-se sobre as costeletas e também se parte o limão e espreme-se um bocadinho na carne e por fim sal q.b.  Depois fica em repouso durante uma hora.
Na fase seguinte colocam-se as costeletas a grelhar no carvão, já previamente preparado. Grelham durante 8 minutos e depois viram-se com a ajuda de uma pinça para grelharem também 8 minutos do outro lado.
Entretanto cortam-se as batatas em palitos e coloca-se óleo numa frigideira e põe-se ao lume. Quando o óleo estiver a ferver colocam-se as batatas a fritar durante 20 minutos, em lume médio. Depois tiram-se as batatas com uma escumadeira e colocam-se num prato com papéis absorventes para absorver o óleo. Acompanha-se este prato com folhas de alface.







sábado, 23 de março de 2019

Arroz de conquilhas



Ingredientes e material culinário

- 1 kg de conquilhas abertas  (confeccionadas)
- 1 molho de coentros
- 1 folha de louro
- 3 dentes de alho
- 1 cebola média
- 3 tomates médios
- 1 cenoura
- 1 pimento verde médio
- 2 chávenas de arroz
- 1 litro de água
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal q.b.
- 1 tacho
- 1 passador
- 1 colher
- 1 varinha mágica


Modo de preparação

Primeiro descascam-se os dentes de alho, a cenoura e a cebola e lavam-se em água corrente e também se lavam os tomates sem os descascar, bem como o pimento, os coentros e o louro. Depois cortam-se todos os alimentos.
De seguida coloca-se o arroz num passador, para efectuar também a sua higienização em água corrente.
Na fase seguinte coloca-se o tacho com o azeite e o sal q.b. ao lume juntamente com os alimentos cortados e ficam a refogar durante cinco minutos e vai-se mexendo com uma colher, de vez em quando para ficar bem misturado. Depois adiciona-se meio litro de água quente ao cozinhado e fica a cozer durante um quarto de hora.
Depois de cozido, retira-se o louro e deita-se fora e retiram-se alguns bocados de cenoura cozida (para colocar no fim) e passa-se todo o restante conteúdo do tacho com a varinha mágica e acrescenta-se mais meio litro de água quente. Quando estiver a ferver adiciona-se o arroz ao cozinhado, o qual ferve durante três minutos e está pronto.
Na fase seguinte tira-se o miolo das conquilhas e deixa-se uma pequena porção com cascas.
No final deita-se o miolo das conquilhas no arroz e mistura-se com uma colher e por cima adicionam-se as conquilhas com casca, os bocados de cenoura, e um raminho de coentros.





quinta-feira, 21 de março de 2019

Conquilhas abertas



Ingredientes e utensílios culinários

- 1 kg de conquilhas frescas certificadas
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 dentes de alho grandes
- 1 ramo de coentros
- 1 copo de água quente
- 1 tacho

Modo de preparação

Em primeiro lugar lavam-se bem as conquilhas em água corrente. Depois descascam-se os dentes de alho e lavam-se em água corrente e também se lavam os coentros e depois picam-se.
De seguida coloca-se o azeite num tacho, os dentes de alho e os coentros picados também. Depois coloca-se o tacho em lume brando até estar refogado, nessa  altura colocam-se as conquilhas no tacho mantendo-se em lume brando e elas abrem, depois de abertas adiciona-se um copo de água quente  ficam a abrir melhor durante cinco minutos e está pronto. acompanha-se com pão alentejano






domingo, 17 de março de 2019

Bacalhau estufado




Ingredientes

- 6 postas de bacalhau
- 10 batatas brancas
- 2 batatas doces
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- Um molho de salsa
- 3 cenouras médias
- 2 tomates
- 1 pimento verde
- 1 folha de louro
- Sal q.b. (quanto baste)
- 3 colheres de sopa de azeite
- Água

Modo de preparação

Em primeiro lugar descascam-se as batatas, as cebolas, os dentes de alho, as cenouras e os tomates, depois lavam-se em água corrente bem como o pimento, a salsa e o louro que também se lavam em água corrente. A seguir tira-se a pele e as espinhas do bacalhau. Depois cortam-se as batatas, as cebolas, as cenouras e os tomates ás rodelas, quanto ao pimento verde corta-se ás tiras. A salsa pica-se e os dentes de alho também.
 Depois cobre-se o fundo de um tacho com todos os alimentos já cortados e também se adiciona a folha de louro, e por cima colocam-se duas postas de bacalhau. Na segunda fase coloca-se outra camada idêntica à anterior com os mesmos ingredientes (excepto o louro que só leva 1 folha na primeira camada) e finaliza-se com uma terceira camada igual ás outras duas.
 Na fase seguinte adicionam-se as três colheres de azeite e sal q.b. sobre as camadas de alimentos e por fim cobre-se de água e coloca-se o tacho em lume brando durante 45 minutos. Depois faz-se o empratamento e serve-se.





segunda-feira, 11 de março de 2019

Bolo de laranja



Ingredientes e utensílios culinários


- 5 ovos inteiros
- 1 chávena de açúcar branco
- 1 chávena de farinha de trigo com fermento
- 1 chávena de sumo de laranja natural
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 batedeira
- 1 tigela de louça grande
- 1 colher de pau
- Manteiga
- 1 forma para bolo redonda

Modo de preparação

Em primeiro lugar, colocam-se os ovos com o azeite, o açúcar e a canela numa tigela e batem-se com uma batedeira. De seguida coloca-se o sumo de laranja na mesma tigela e mexe-se com uma colher de pau, depois adiciona-se a farinha aos poucos e mexe-se com a mesma colher.
De seguida unta-se a forma com manteiga e polvilha-se de farinha.
Depois coloca-se o conteúdo do recipiente na forma e vai ao forno aproximadamente uma hora e meia.









quarta-feira, 6 de março de 2019

Arroz de ervilhas e cenouras com filetes de pangasius




Ingredientes e utensílios culinários

- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 1 chávena de arroz
- 3 chávenas de água
- 1 mão cheia de ervilhas congeladas
- Alface
- Meio kg de filetes de pangasius congeladas
- Azeite
- Sal
- óleo vegetal
- Farinha de trigo
- 1 passador
- 1 tacho
- 1 frigideira
- 1 colher
- 1 escumadeira
- 1 faca
- 1 picadora
- 1 prato
- Papel absorvente de cozinha


Modo de preparação

Em primeiro lugar cortam-se as filetes de pangasius em pequenos pedaços.
A seguir coloca-se o óleo na frigideira de modo a cobrir quase meia frigideira e põe-se em lume alto para aquecer o óleo e depois coloca-se a farinha no prato.
Quando o óleo estiver quente pega-se nas filetes de pangasius já cortadas e põem-se dentro da farinha com a mão esquerda. Depois com a mão direita, que se encontra seca, colocam-se as filetes na frigideira e quando estiverem fritas de um lado vira-se do outro lado, com a ajuda da escumadeira, para fritar também e ficam fritas em 5 minutos. Depois retiram-se os filetes de pangasius da frigideira com a escumadeira, escorre-se bem o óleo e colocam-se num prato com papel absorvente e está pronta a primeira parte da refeição.
Na segunda fase descasca-se a cebola, os dentes de alho, a cenoura e depois lavam-se em água corrente. Em seguida pica-se a cebola e também os dentes de alho, na picadora e corta-se a cenoura em pequenos pedaços
A seguir coloca-se uma chávena de arroz num passador e lava-se o arroz em água corrente tendo o cuidado de o escorrer bem.
Na fase seguinte colocam-se as 3 chávenas com água num tacho ao lume e quando ferver adiciona-se uma colher de sopa de azeite, sal q.b., a cebola, os dentes de alho e a cenoura.
Depois junta-se o arroz e mexe-se com uma colher e ao fim de cinco minutos adicionam-se as ervilhas. Deixa-se cozer em lume brando durante quinze minutos e está finalizada a segunda parte da refeição. Para terminar lavam-se umas folhas de alface para acompanhar esta refeição.









sexta-feira, 1 de março de 2019

Sopa de alface




Ingredientes e material culinário

- 1 alface de tamanho médio
- 4 batatas redondas grandes
- 1 batata doce grande
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 3 cenouras grandes
- 350 gramas de abóbora
- 1 nabo
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal quanto baste
- 3 litros de água
- 1 panela
- 1 varinha mágica
- 1 faca

Modo de preparação

Em primeiro lugar, descascam-se as batatas, a cebola, os dentes de alho, as cenouras, a abóbora e o nabo. Depois lavam-se em água corrente e cortam-se aos bocados, tendo o cuidado de deixar uma cenoura inteira (porque depois da sopa estar cozida vai ser necessária). A seguir desfolha-se a alface e lava-se folha a folha em água corrente e depois cortam-se as folhas em pequenos pedaços.
Depois colocam-se todos os ingredientes  na panela com água, adicionando sal q.b. e 3 colheres de sopa azeite depois mantém-se em lume alto até ferver, a seguir abaixa-se o lume e mantém-se em lume brando até estar cozido.
Ao fim de uma hora e meia, aproximadamente, está pronto. Nessa altura, tritura-se a sopa com a varinha mágica, tendo o cuidado de antes da trituração, tirar a cenoura cozida inteira e cortá-la em meias rodelas para colocar depois por cima da sopa já triturada conferindo-lhe um melhor aspecto e está pronta a servir.