Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de dezembro de 2018

Camarões cozidos



Ingredientes

- 1 kg de camarões congelados de calibre 30/40
- 3 dentes de alho com casca, esmagados
- Sal quanto baste
- 1 tacho com 3 litros de água
- 1 escorredor para camarões

Modo de preparação

Num tacho, com 3 litros de água, colocam-se os dentes de alho e o sal. Deixa-se ferver até que o sal esteja dissolvido.
Nessa altura juntam-se os camarões e ficam a cozer em lume forte até levantarem fervura. Depois retiram-se os camarões do lume e escorrem-se.
De seguida os camarões são colocados numa travessa funda e cobertos com papel vegetal e colocam-se no frigorífico meia hora e estão prontos a servir.
De seguida encontram-se as fotografias dos camarões crus, cozidos e a terceira foto é de um só camarão cozido, respectivamente.






quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Frango assado no carvão com batatas fritas e cenoura ralada


Ingredientes

- 1 frango com aproximadamente 2 kg
- 3 batatas grandes
- 1 cenoura
- 3 dentes de alho
- Um pouco de salsa
- Um pouco de coentros
- 1 folha de louro
- Oleo vegetal
- Sal quanto baste
- Sumo de limão
- 2 Kg de carvão vegetal
- Pinça comprida
- Fogareiro a carvão
- Álcool
- Acendalhas de material sintético
- Fósforos
- Frigideira
- Escumadeira
- Raspador de cenoura

Modo de preparação

Primeiro descascam-se as batatas, a cenoura e os dentes de alho e lavam-se em água corrente. Depois lava-se a salsa, os coentros e a folha de louro também em água corrente. Depois corta-se o frango aos bocados e lava-se em água corrente também.
Em segundo lugar vai-se colocar o frango a marinar da seguinte forma: coloca-se meia chávena de sumo de limão, juntamente com três dentes de alho amassados, salsa picada, coentros, louro, sal e cobrem-se todas as partes do frango com esta marinada e ficam a repousar num recipiente dentro do frigorífico durante 3 horas.
Em terceiro lugar coloca-se o carvão no fogareiro juntamente com um bocado de acendalhas, e borrifa-se com um pouco de álcool tanto nas acendalhas como no carvão, depois acende-se o fósforo e coloca-se o lume sobre as acendalhas e tapa-se melhor com o carvão e assim o fogo vai-se desenvolvendo até que fica bastante alto e então tem que se esperar uns 45 minutos até que as brasas tenham um fogo baixo, nessa altura é que se coloca o frango a assar. O frango vai assando nas brasas de fogo baixinho, aproximadamente, durante 1 hora, sendo que meia hora de um lado e depois viram-se os bocados do frango, com a ajuda da pinça, para assarem do outro lado.
Entretanto, enquanto o frango assa cortam-se as batatas em palitos, e coloca-se óleo numa frigideira e põe-se ao lume. Quando o óleo estiver a ferver colocam-se as batatas a fritar de 20 a 25 minutos. Depois tiram-se as batatas com uma escumadeira e colocam-se num prato com papéis absorventes para absorver o óleo.
Depois rala-se a cenoura para acompanhar o frango assado e as batatas fritas.
Aqui estão as fotografias do frango assado e das batatas fritas respectivamente. A terceira foto é de um empratamento destes alimentos, já com a cenoura ralada incluída.










quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Amendoins



O amendoim tem o nome científico de Arachis hypogaea L.
O amendoim é uma leguminosa de origem vegetal da família Fabaceae. Os amendoins vêm de uma planta herbácea com caule pequeno, rasteiro que é macio e cujo porte vai de 15 a 60 cm de altura. As folhas são alternas, isto é; de cada nó sai apenas uma folha. É uma planta anual, cujo ciclo biológico vai desde 90 a 150 dias.
 O amendoim é constituído por casca e semente. A casca representa 25 a 35% da massa do amendoim. A semente é a parte comestível constituída por duas cotilédones unidas e envolvidas por uma película. A semente tem 6 a 8% de humidade, 22 a 30% de proteína, 43 a 54% de ácidos gordos monoinsaturados que inclui o ómega 3 que é uma gordura que faz bem e contribui para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares tais como a arteriosclerose que é o entupimento das veias. Têm fitosteróis que é uma gordura vegetal que reduz o nível de glucose no sangue e contribui para emagrecer a barriga. A semente do amendoim tem também 10 a 16% de hidratos de carbono, 3 a 4% de fibras que enchem o estômago e afastam a fome sendo portanto um alimento  dietético devendo-se consumir 5 mg por dia ou seja 3 ou 4 colheres de sopa de amendoins.
As sementes de amendoim têm para além do que já foi referido 1 a 3% de minerais tais como magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio e também tem resveratrol que é um polifenol que protege contra o envelhecimento, para o consumir tem que comer a pele do amendoim ou seja a película que envolve as cotilédones.
Os amendoins têm também vitaminas do complexo B tais como B1, B2, Niacina (B3) e têm vitamina E que é muito importante para a memória e sensação de saciedade.
Os amendoins são originários da América do Sul, há milhares de anos, foram muito importantes na alimentação dos Incas e de outros Índios nativos da América do Sul e México. Depois os exploradores portugueses levaram-nos e plantaram-nos na África. Só no Século XIX os amendoins chegaram com intensidade aos Estados Unidos da América.
Actualmente, em Portugal consome-se muito os amendoins e há produção principalmente no Algarve e no Alentejo.
Os amendoins são bons para não ter mau humor nem ansiedade por ser rico em vitaminas do complexo B, que são essenciais ao sistema nervoso e ajudam a formar neurotransmissores como a serotonina que é uma das hormonas responsáveis pelo nosso bem-estar e felicidade.
O óleo de amendoim surge a partir da prensagem das suas sementes e é bom para cozinhar.
Os amendoins contêm goitrogénicos que são substâncias que inibem a capacidade da tiróide utilizar o iodo e como tal é preferível não serem consumidos por pessoas doentes da tiróide.
De seguida encontram-se as fotografias dos amendoins com casca.






A seguir estão duas fotos em que se vê lado a lado os amendoins descascados, sendo que um dos amendoins tem pele e o outro não.




quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Figo da Índia



O Figo da Índia, cujo nome científico é Opuntia fícus, vem de um cato a que se chama figueira-da-índia que é da família das Cactáceas.
É um fruto do tipo baga, com forma oval. O exterior da epiderme (casca) pode ser vermelho, amarelo ou verde e é espinhoso.
 É originária do México e mais tarde desenvolveu-se no Brasil.
Actualmente, já existe este figo em Portugal, principalmente no Algarve e no Alentejo. Pode-se encontrar na natureza e pode-se apanhar para consumir entre os meses de Julho e Outubro.
Apanha-se este fruto com uma luva ou com um pano forte para proteger a mão e evitar que se pique nos picos que o figo tem.
O procedimento para partir este alimento é com o mesmo cuidado com que se apanha o figo, ou seja; com uma luva ou um pano pega-se no figo, depois com a ajuda de uma faca parte-se ao meio e consome-se o interior do fruto com uma colher.
Este fruto tem vitamina A, B1, B2 e C.
A vitamina A, juntamente com o Betacaroteno ajuda na prevenção da degeneração macular e cataratas. Também tem zeaxantina, que é um pigmento que é um caroteno que tem uma acção oxidante  que protege a retina dos raios nocivos e tem a função de combater os radicais livres.
A vitamina B1 ou tiamina  regula os gastos de energia no organismo, estimula o apetite e tem responsabilidades no facto do metabolismo dos hidratos de carbono decorrer da forma certa.
A vitamina B2, também chamada riboflavina, tem como função estimular a produção de sangue e ajuda a manter o metabolismo em níveis adequados.
A vitamina C ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água), melhora a imunidade, protege da constipação, diminui o stress, melhora a qualidade da pele, ajuda a baixar o colesterol, ajuda a sarar lesões, baixa o risco de doenças cardiovasculares porque como é um bom antioxidante elimina os radicais livres que danificam as paredes das artérias, contribui para os ossos e dentes saudáveis e previne glaucoma, cataratas e o envelhecimento.
É rico nos minerais cálcio, magnésio e potássio.
O cálcio é importante para se ter bons dentes, ossos, para a contracção muscular e transmissão dos impulsos nervosos. Além disso participa na coagulação sanguínea e mantém o PH sanguíneo em equilíbrio.
O magnésio contribui para a produção de energia no organismo, ajuda a prevenir os diabetes, ajuda a rejuvenescer e a fortalecer os ossos, entre outras funções.
O potássio ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular, é importante para a saúde mental, nervosa, óssea e circulatória, entre outros.
É rico em pectina que é uma fibra dietética e solúvel, pelo que é bom para emagrecer.
 O figo da Índia é adstringente ou seja; quando se mastiga sente-se que a boca fica contraída e parece que se parou de salivar, porque estes alimentos sofrem uma reacção quando entram em contacto com a água (neste caso a saliva) e os seus benefícios ocorrem devido a essa característica e elimina substâncias tóxicas ao nosso organismo e evita problemas relacionados com a voz e a garganta, entre outros.
Tem propriedades antiasmáticas e protege de outras infecções dos brônquios e dos pulmões.
Previne o cancro da próstata e problemas urinários.
Ajuda em problemas de reumatismo e evita problemas digestivos.
Mantém a pele hidratada, e como tal mais saudável e bonita.
A seguir estão fotos dos Figos da Índia na natureza.
















A seguir está uma foto de um figo da Índia partido, para se ver o seu interior.





quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Castanhas



A castanha é fruto do castanheiro e nasce protegida por uma “capa” cheia de picos, o chamado ouriço da castanha. Quando chega o Outono o ouriço abre-se e a capa cai, é chegada a altura de apanhar as castanhas.
A castanha é um fruto seco, contem elevado teor de vitamina E, o que pode impedir o colesterol das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) de oxidar. Ou seja: impede que o “mau colesterol”, LDL, adira ás paredes das artérias bloqueando o fluxo sanguíneo. Ao mesmo tempo é muito saudável para o coração porque tem o aminoácido arginina. Alguma arginina pode-se converter no organismo em óxido nítrico, um composto que ajuda a expandir os vasos sanguíneos. O óxido nítrico também ajuda a impedir a aglutinação das plaquetas no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Este fruto seco contem alto teor de gorduras mono e polinsaturadas, quando estes tipos de gorduras substituem as gorduras saturadas na alimentação podem ajudar a reduzir o colesterol total e o das lipoproteínas de baixa densidade, LDL, ou mau colesterol. Ao mesmo tempo não afectam o colesterol das proteínas de alta densidade, HDL, ou colesterol bom.
Além disso, os frutos secos têm grandes quantidades de cobre e magnésio. O magnésio regula o coração, a tensão arterial e o ritmo cardíaco. O cobre desempenha um papel importante na redução dos níveis de colesterol.
As castanhas, além de ajudarem a manter as artérias limpas, ajudam a prevenir os cálculos biliares, que bloqueiam a libertação da bílis da vesícula biliar.
As castanhas são uma boa fonte de fibras, as quais, no organismo são responsáveis pelo aumento da viscosidade do conteúdo intestinal e redução do colesterol plasmático. Aumenta o volume do bolo fecal, reduz o tempo de trânsito do intestino grosso e diminuição fecal mais fácil e rápida.
Para além de ter vitamina E, a castanha tem também vitamina C.
A vitamina C é importante na defesa do organismo contra as infecções e fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos.
Quanto aos minerais para além dos que já se falaram, anteriormente, como o cobre e o magnésio têm também ferro que actua principalmente na síntese dos glóbulos vermelhos e no transporte do oxigénio para todas as células do corpo. Tem também potássio e fósforo.
As castanhas são uma fonte de proteína.
As castanhas não contêm glúten, pelo que podem ser consumidas por quem tiver a doença celíaca.
Antigamente as castanhas eram a base da alimentação, hoje em dia continuam a ser muito apreciadas. Podem-se comer as castanhas de várias maneiras: cruas, cozidas, na sopa, em sobremesas doces e assadas.
De seguida encontram-se fotos das castanhas cruas.





Em baixo estão fotos de castanhas assadas.
















sábado, 1 de dezembro de 2018

Sopa de legumes


Ingredientes

- 4 batatas redondas grandes
- 1 batata doce grande
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- 2 xuxus
- 3 cenouras grandes
- 350 gramas de abóbora
- 250 gramas de feijão verde
- 200 gramas de couve-flor
- 1 nabo pequeno
-100 gramas de grão de bico, já cozido (convém ser caseiro)
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal quanto baste
- 2 litros de água

Modo de preparação

Em primeiro lugar descascam-se as batatas, a cebola, os dentes de alho, os xuxus, as cenouras, a abóbora e o nabo. Depois lavam-se em água corrente e cortam-se aos bocados. De seguida lava-se a couve-flor.
Depois de efectuar a lavagem dos alimentos inicia-se então o processo da confecção que consta dos seguintes passos:
1º colocam-se todos os ingredientes  na panela com água, depois mantém-se em lume alto até ferver.
Nessa altura, abaixa-se o lume e mantém-se e em lume brando até estar cozido.
Ao fim de uma hora e meia, aproximadamente, está pronto. Nessa altura, tritura-se a sopa com a varinha mágica, tendo o cuidado de antes da trituração, tirar uma cenoura cozida e um pouco de feijão verde e cortá-los aos bocados para colocar depois por cima da sopa já triturada conferindo-lhe um melhor aspecto.
 A seguir colocaram-se as fotos da sopa de legumes.