Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Figo da Índia



O Figo da Índia, cujo nome científico é Opuntia fícus, vem de um cato a que se chama figueira-da-índia que é da família das Cactáceas.
É um fruto do tipo baga, com forma oval. O exterior da epiderme (casca) pode ser vermelho, amarelo ou verde e é espinhoso.
 É originária do México e mais tarde desenvolveu-se no Brasil.
Actualmente, já existe este figo em Portugal, principalmente no Algarve e no Alentejo. Pode-se encontrar na natureza e pode-se apanhar para consumir entre os meses de Julho e Outubro.
Apanha-se este fruto com uma luva ou com um pano forte para proteger a mão e evitar que se pique nos picos que o figo tem.
O procedimento para partir este alimento é com o mesmo cuidado com que se apanha o figo, ou seja; com uma luva ou um pano pega-se no figo, depois com a ajuda de uma faca parte-se ao meio e consome-se o interior do fruto com uma colher.
Este fruto tem vitamina A, B1, B2 e C.
A vitamina A, juntamente com o Betacaroteno ajuda na prevenção da degeneração macular e cataratas. Também tem zeaxantina, que é um pigmento que é um caroteno que tem uma acção oxidante  que protege a retina dos raios nocivos e tem a função de combater os radicais livres.
A vitamina B1 ou tiamina  regula os gastos de energia no organismo, estimula o apetite e tem responsabilidades no facto do metabolismo dos hidratos de carbono decorrer da forma certa.
A vitamina B2, também chamada riboflavina, tem como função estimular a produção de sangue e ajuda a manter o metabolismo em níveis adequados.
A vitamina C ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água), melhora a imunidade, protege da constipação, diminui o stress, melhora a qualidade da pele, ajuda a baixar o colesterol, ajuda a sarar lesões, baixa o risco de doenças cardiovasculares porque como é um bom antioxidante elimina os radicais livres que danificam as paredes das artérias, contribui para os ossos e dentes saudáveis e previne glaucoma, cataratas e o envelhecimento.
É rico nos minerais cálcio, magnésio e potássio.
O cálcio é importante para se ter bons dentes, ossos, para a contracção muscular e transmissão dos impulsos nervosos. Além disso participa na coagulação sanguínea e mantém o PH sanguíneo em equilíbrio.
O magnésio contribui para a produção de energia no organismo, ajuda a prevenir os diabetes, ajuda a rejuvenescer e a fortalecer os ossos, entre outras funções.
O potássio ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular, é importante para a saúde mental, nervosa, óssea e circulatória, entre outros.
É rico em pectina que é uma fibra dietética e solúvel, pelo que é bom para emagrecer.
 O figo da Índia é adstringente ou seja; quando se mastiga sente-se que a boca fica contraída e parece que se parou de salivar, porque estes alimentos sofrem uma reacção quando entram em contacto com a água (neste caso a saliva) e os seus benefícios ocorrem devido a essa característica e elimina substâncias tóxicas ao nosso organismo e evita problemas relacionados com a voz e a garganta, entre outros.
Tem propriedades antiasmáticas e protege de outras infecções dos brônquios e dos pulmões.
Previne o cancro da próstata e problemas urinários.
Ajuda em problemas de reumatismo e evita problemas digestivos.
Mantém a pele hidratada, e como tal mais saudável e bonita.
A seguir estão fotos dos Figos da Índia na natureza.
















A seguir está uma foto de um figo da Índia partido, para se ver o seu interior.





Sem comentários:

Enviar um comentário