Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Fatias Douradas



Ingredientes

- Pão cortado ás fatias
- 5 ovos
- Leite
- Óleo Alimentar
- Açucar
- Água
- 1 Tacho
- 1 frigideira
- 2 pratos fundos
- Papel absorvente de cozinha
- 1 colher
- 1 garfo

Modo de preparação

Coloca-se óleo na frigideira e põe-se em lume brando.
Coloca-se 300 ml de água no tacho e 6 colheres de sopa de açúcar branco ao lume e mexe-se até ferver. Depois deixa-se ferver durante oito minutos e está pronta a calda de açúcar.
De seguida põe-se o leite no prato e partem-se os ovos e colocam-se no outro prato e batem-se com um garfo. Depois passam-se as fatias de pão primeiro pelo leite e de seguida pelos ovos batidos e depois fritam-se.
De seguida passam-se as fatias pela calda de açúcar.
Depois pode-se acompanhar com leite com café num lanche.







domingo, 27 de janeiro de 2019

Cebola





A cebola teve origem na Ásia e Médio Oriente há mais de cinco mil anos.
O nome científico da cebola é Allium Cepa e é da família Alliaceae.
A cebola é uma planta herbácea, com folhas cerosas e raízes fasciculadas, em forma de cabeleira. O bolbo da cebola é constituído por folhas escamiformes em camadas. O bolbo pode ser oblongo ou achatado, de cor branca, dourada ou violeta.
A cebola pertence ao grupo dos vegetais e é o ingrediente que mais se usa em culinária, nomeadamente, como tempero de carnes, arroz, feijão, cogumelos e outros alimentos, porque tem um sabor forte e ácido, e também em sopas e saladas.
Há colheita de cebola entre Junho e Agosto, mas pode-se encontrar cebola todo o ano nos mercados. A sua produção de sementes é bienal.
As cebolas conservam-se durante cinco semanas, num local seco e fresco sem necessitar de ir para o frigorífico.
A cebola tem um gás que se chama sulfóxido de tiopropanal que pode causar lágrimas nos olhos quando se cortar a cebola.
Se se cortar a cebola dentro de água não se lacrimeja dos olhos.
A cebola tem vitamina A, B1, B2, B3 e C. Os minerais que tem são: o potássio, fósforo, cálcio, ferro e magnésio. Tem uma pequena percentagem de proteína.
As vitaminas A e C combatem os radicais livres que contribuem para o envelhecimento da pele. Além disso a vitamina C evita a constipação.
A cebola possui uma elevada quantidade de água e fibras que contribuem para o bom funcionamento dos intestinos e ajudam a eliminar toxinas do organismo humano e contribuem para a boa digestão.
Este vegetal é rico em antioxidantes como fenóis e flavonóides. Um dos flavonóides é a quercetina que ajuda a reduzir o nível de colesterol mau para o organismo (LDL) e a elevar o nível de colesterol bom (HDL). Além disso este antioxidante melhora o fluxo sanguíneo evitando que as artérias fiquem obstruídas e assim previne problemas cardiovasculares.
A cebola ajuda no emagrecimento porque a fibra que esta contém dá saciedade e além disso é diurética e por isso elimina as toxinas do organismo.
A cebola é desintoxicante porque tem aminoácidos como a metionina e a cistina que eliminam do nosso organismo metais nocivos como mercúrio, cádmio e chumbo.
A cebola é anti-inflamatória porque tem os flavonóides que melhoram o sistema imunológico.
Combate a hipertensão porque como tem potássio, vai ajudar a eliminar o excesso de líquidos no corpo e diminui o sódio do organismo.








segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Ovas de pescada cozidas com brócolos e batatas



Ingredientes e utensílios culinários

- 3 ovas de pescada frescas
- 3 batatas brancas
- 1 brócolo
- Sal
- Água
- Azeite
- 3 tachos
- Tábua de cortar alimentos
- Escorredor de alimentos
- Faca de cozinha
- Escumadeira


Modo de preparação

Em primeiro lugar descascam-se as batatas, de seguida lavam-se em água corrente e depois partem-se aos bocados. Depois parte-se o brócolo, sobre a tábua de cortar alimentos. A seguir higieniza-se  o brócolo, partido, com água corrente, dentro do escorredor, com a torneira aberta, primeiro com água fria e depois com água quente.
A seguir colocam-se dois tachos de água ao lume com sal q.b. (quanto baste). Num tacho colocam-se as batatas quando a água estiver a ferver e em vinte minutos ficam cozidas. No outro tacho coloca-se o brócolo quando a água estiver a ferver e coze em cinco minutos.
Higienizam-se as ovas cuidadosamente, lavando-as em água corrente e coloca-se um pouco de sal nas ovas. Depois põe-se um tacho de água ao lume no qual se colocam as ovas em lume brando e cozem durante 12 minutos. Utiliza-se depois a escumadeira para retirar e escorrer todos os alimentos dos respectivos tachos e fazer o empratamento. No final coloca-se azeite q.b.




















sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Linguado frito com batatas cozidas e salada de alface e tomate



Ingredientes e utensílios culinários

- Duas batatas brancas
- Um linguado
- Um tomate
- Um bocado de alface
- Azeite q.b. (quanto baste)
- Óleo vegetal
- Farinha de trigo
- Água
- Sal q.b. (quanto baste)
- Um tacho
- Uma frigideira
- Um prato fundo
- uma colher
- Um garfo
- uma escumadeira
- Uma saladeira pequena
- Um prato com papel absorvente de cozinha

Modo de preparação

Primeiro descascam-se as batatas e lavam-se em água corrente, depois descasca-se o tomate e também se lava em água corrente. De seguida partem-se as batatas e o tomate. Depois lava-se o linguado em água corrente e coloca-se um pouco de sal no mesmo. A seguir lava-se a alface em água corrente e parte-se a alface em pequenos bocados. Depois da correta higienização dos alimentos passa-se à parte da culinária.
Coloca-se um tacho com água em lume brando com sal q.b. e quando a água estiver a ferver deitam-se as batatas, no tacho, e cozem em vinte minutos.
Na fase seguinte coloca-se o óleo na frigideira de modo a cobrir quase meia frigideira e põe-se em lume alto para aquecer o óleo.
A seguir coloca-se a farinha no prato.
Quando o óleo estiver quente pega-se no linguado põe-se dentro da farinha com a mão esquerda. Depois com a mão direita, que se encontra seca, coloca-se o peixe na frigideira e quando estiver frito de um lado vira-se do outro lado, com a ajuda da escumadeira, para fritar também e fica frito em 5 minutos. Depois retira-se o linguado da frigideira com a escumadeira e escorre-se bem o óleo do mesmo e coloca-se no prato com papel absorvente.
No final coloca-se a alface e o tomate na saladeira e tempera-se com sal e azeite q.b. e mexe-se com a colher e o garfo.










domingo, 13 de janeiro de 2019

Salame de chocolate




Ingredientes

- 600 gramas de bolachas com farinha de trigo, açúcar, óleo e essência de baunilha, partidas aos bocadinhos
- 125 gramas de manteiga anti-colesterol
- 350 gramas de chocolate magro de culinária em pó
- 3 colheres de sopa de açúcar branco
- 1 ovo

Modo de preparação

Em primeiro lugar coloca-se a manteiga e o açúcar numa tigela e bate-se com a batedeira até ficar um creme branco. Depois parte-se o ovo, coloca-se numa tigela e com a ajuda de uma colher mistura-se bem com a mistura cremosa da manteiga. A seguir coloca-se o chocolate em pó e vai-se misturando bem, com a colher, com o restante creme já formado. Na fase seguinte juntam-se as bolachas à mistura e mexe-se muito bem com a colher.
No final coloca-se a mistura obtida sobre uma folha de papel vegetal e amassa-se bem com as mãos até formar um rolo. Depois enrola-se o papel vegetal no rolo de modo que fique bem comprimido e maciço.
A seguir coloca-se no frigorífico durante 24 horas para ficar com uma textura rija. Depois parte-se ás fatias para se consumir.







quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Açorda Alentejana



Ingredientes

- 3 dentes de alho
- 1 bocado de coentros
- 1 ovo
- 3 fatias de pão caseiro alentejano
- 750 ml de água
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal quanto baste

Modo de preparação

Primeiro colocam-se os dentes de alho num almofariz  e esmagam-se. A seguir juntam-se os coentros e esmaga-se tudo muito bem.
Depois coloca-se a água ao lume num tacho e adiciona-se sal e deixa-se ferver.
De seguida parte-se um ovo e junta-se à água a ferver e deixa-se escalfar o ovo durante 3 minutos.
Depois com a ajuda de uma escumadeira retira-se o ovo para uma  tigela e apaga-se o lume.
De seguida adiciona-se a mistura de coentros com o alho e também se adiciona o azeite no tacho.
Depois coloca-se no fundo de uma tigela as fatias de pão e o ovo, rega-se com o caldo e está pronto para uma pessoa consumir.
De seguida está a fotografia da Açorda.




domingo, 6 de janeiro de 2019

Laranja




A laranja é originária da China. Chegou a Portugal no Século XVI.
Actualmente é o citrino que mais se produz no mundo.   
A laranja é da família Rutaceae.
O nome científico da árvore é Citrus sinensis conhecida vulgarmente como laranjeira.
O limoneno é um composto orgânico responsável pelo aroma dos citrinos, entre eles a laranja.
O limoneno é um fitonutriente anticancerígeno que actua bloqueando as proteínas que promovem a proliferação das células em vários tipos de cancros, por isso deve-se consumir laranja diariamente.
A laranja também tem outros fitonutrientes tais como flavonóides, antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos e polifenois.
A laranja que mais se consome é doce e resultou do cruzamento entre a tangerina e a toranja.
A quantidade de água existente numa laranja é de 87% sendo um dos frutos com maior capacidade de hidratar o ser humano.
Uma laranja contém 3 gramas de fibras alimentares ou seja 13% da Dose Diária Recomendada.
A laranja também tem pectina que faz com que seja muito nutritiva, juntamente com as fibras e os fitonutrientes.
A laranja é rica em vitamina C. Quando esta vitamina se alia aos fitonutrientes existentes na laranja reforça ainda mais as sua propriedades antioxidantes.
A laranja também tem cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro e ácido fólico.
Uma laranja de tamanho médio tem aproximadamente 70 mg de vitamina C, a qual além dos benefícios que já foram referidos  ajuda também a ter uma imunidade mais forte, fortalece os vasos sanguíneos e combate o envelhecimento das células.
Pode-se consumir laranja descascada e partida aos bocadinhos ou em sumo.