Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de janeiro de 2019

Cebola





A cebola teve origem na Ásia e Médio Oriente há mais de cinco mil anos.
O nome científico da cebola é Allium Cepa e é da família Alliaceae.
A cebola é uma planta herbácea, com folhas cerosas e raízes fasciculadas, em forma de cabeleira. O bolbo da cebola é constituído por folhas escamiformes em camadas. O bolbo pode ser oblongo ou achatado, de cor branca, dourada ou violeta.
A cebola pertence ao grupo dos vegetais e é o ingrediente que mais se usa em culinária, nomeadamente, como tempero de carnes, arroz, feijão, cogumelos e outros alimentos, porque tem um sabor forte e ácido, e também em sopas e saladas.
Há colheita de cebola entre Junho e Agosto, mas pode-se encontrar cebola todo o ano nos mercados. A sua produção de sementes é bienal.
As cebolas conservam-se durante cinco semanas, num local seco e fresco sem necessitar de ir para o frigorífico.
A cebola tem um gás que se chama sulfóxido de tiopropanal que pode causar lágrimas nos olhos quando se cortar a cebola.
Se se cortar a cebola dentro de água não se lacrimeja dos olhos.
A cebola tem vitamina A, B1, B2, B3 e C. Os minerais que tem são: o potássio, fósforo, cálcio, ferro e magnésio. Tem uma pequena percentagem de proteína.
As vitaminas A e C combatem os radicais livres que contribuem para o envelhecimento da pele. Além disso a vitamina C evita a constipação.
A cebola possui uma elevada quantidade de água e fibras que contribuem para o bom funcionamento dos intestinos e ajudam a eliminar toxinas do organismo humano e contribuem para a boa digestão.
Este vegetal é rico em antioxidantes como fenóis e flavonóides. Um dos flavonóides é a quercetina que ajuda a reduzir o nível de colesterol mau para o organismo (LDL) e a elevar o nível de colesterol bom (HDL). Além disso este antioxidante melhora o fluxo sanguíneo evitando que as artérias fiquem obstruídas e assim previne problemas cardiovasculares.
A cebola ajuda no emagrecimento porque a fibra que esta contém dá saciedade e além disso é diurética e por isso elimina as toxinas do organismo.
A cebola é desintoxicante porque tem aminoácidos como a metionina e a cistina que eliminam do nosso organismo metais nocivos como mercúrio, cádmio e chumbo.
A cebola é anti-inflamatória porque tem os flavonóides que melhoram o sistema imunológico.
Combate a hipertensão porque como tem potássio, vai ajudar a eliminar o excesso de líquidos no corpo e diminui o sódio do organismo.








Sem comentários:

Enviar um comentário