Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Pimento




O nome científico do pimento é Capsicum annum.
O pimento é um vegetal que teve origem na América do Sul, nomeadamente Bolívia e Peru.
As cores mais comuns deste vegetal são verdes, amarelos e vermelhos. Apresentam um sabor adocicado e são muito utilizados em culinária em muitas partes do mundo, por exemplo em saladas, guisados, sopas, marisco, assados.
São ricos em vitaminas A, C e do complexo B e são ricos nos minerais potássio, fósforo, cálcio e sódio.
É um vegetal muito rico em betacaroteno, que se converte em vitamina A no organismo.  Os pimentos vermelhos são os que mais betacaroteno têm, pois quanto mais forte for a cor do pimento mais teor de betacaroteno ele tem.
O betacaroteno desempenha um papel muito importante para a manutenção do sistema imunitário saudável.
É um poderoso pigmento carotenóide antioxidante natural que combate as moléculas de oxigénio que danificam os tecidos, conhecidas por radicais livres que contribuem para graves problemas de saúde tais como doenças coronárias e cataratas.
Um pimento vermelho contem 4mg de betacaroteno ou seja; 40 a 66% da DDR. (Dose Diária Recomendada) que são entre 4 a 10 mg (miligramas).
O alto teor de vitamina C que os pimentos apresentam faz deles um importante antioxidante. Meio pimento verde contem 45 mg de vitamina C ou seja; 74% da DDR. Se for a mesma dose de pimento vermelho tem ainda mais vitamina C ou seja; 142 mg o que significa 236% da DDR ou seja; é mais do dobro dos 100% recomendados por dia.
A combinação de vitamina C e de betacarotenos no organismo combate os radicais livres e como tal reduz o risco de doenças degenerativas tais como as cataratas que podem conduzir à cegueira. O facto dos pimentos terem um elevado teor de  luteína e zeaxantina faz deles grandes protectores dos olhos.
Outro antioxidante que se encontra em abundância nos pimentos vermelhos é o betacriptoxantina, este é um carotenoide que reduz o risco de cancro do pulmão.
A vitamina C, presente nos pimentos, além de reforçar a imunidade, também combate vírus, como por exemplo o vírus da herpes. É importante que se consuma diariamente a DDR. de vitamina C que já se referiu anteriormente.
Os ácidos protectores cumárico e clorogénico também se encontram nos pimentos e uma das funções é anti-inflamatória no organismo, além de serem antioxidantes.
Quem achar indegesto o consumo do pimento cru, deve consumi-lo assado. Depois de assar, passa-se o pimento em água a ferver durante um minuto para se tirar a pele do pimento.














Sem comentários:

Enviar um comentário