Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Salmão e carapaus grelhados no carvão com batatas cozidas e salada





Ingredientes e utensílios culinários

- 5 carapaus
- 1 posta de salmão
- 3 dentes de alho
- 1 tomate
- 1 cebola
- Sal q.b. (quanto baste)
- Azeite
- 1 tacho
- 1 tigela
- 2 Kg de carvão vegetal
- Pinça comprida
- Fogareiro a carvão
- Álcool
- Acendalhas de material sintético
- Fósforos

Modo de preparação

Em primeiro lugar descascam-se as batatas, os dentes de alho, a cebola e o tomate e lavam-se em água corrente, depois lavam-se os carapaus e a posta de salmão também da mesma forma e cortam-se os dentes de alho em pequenos pedaços.
Em segundo lugar tempera-se todo o peixe cru com sal e os pedaços de alho e põe-se em repouso durante uma hora para adquirir um bom sabor. Depois, cortam-se as batatas, a cebola e o tomate em pedaços. A seguir coloca-se um tacho com água ao lume e quando este estiver a ferver deitam-se lá as batatas que cozem em cinco minutos. Depois faz-se uma salada de tomate e cebola, ou seja; colocam-se os pedaços de ambos numa tigela e tempera-se com azeite a gosto e sal q.b.
Na fase seguinte coloca-se o carvão no fogareiro juntamente com um bocado de acendalhas, e borrifa-se com um pouco de álcool tanto nas acendalhas como no carvão, depois acende-se o fósforo e coloca-se o lume sobre as acendalhas e tapa-se melhor com o carvão e assim o fogo vai-se desenvolvendo até que fica bastante alto e então tem que se esperar uns 45 minutos até que as brasas tenham um fogo baixo, nessa altura é que se coloca o salmão a grelhar e pode-se colocar logo um carapau se couber na grelha. Os alimentos vão assando nas brasas de fogo baixinho, aproximadamente, durante 24 minutos, sendo que doze minutos de um lado e depois vira-se o peixe, com a ajuda da pinça, para assarem do outro lado e quando esse peixe estiver assado colocam-se os carapaus na grelha e segue-se o mesmo processo até que os carapaus estejam grelhados. E está pronta a refeição.















quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ovo, batatas e salsicha fritos e alface




Ingredientes e material culinário

- 1 ovo
- 1 batata
- 1 salsicha de lata
- óleo
- 3 folhas de alface
- sal q.b. (quanto baste)
- 1 frigideira média
- 1 frigideira pequena antiderrapante
- 2 pratos
- Papel absorvente de cozinha
- 1 escumadeira
- 1 garfo
- 1 faca

Modo de preparação

Em primeiro lugar descasca-se a batata, depois lava-se em água corrente, bem como a alface que também se higieniza em água corrente. A seguir lava-se a salsicha com água quente.
Na fase seguinte descasca-se a batata e coloca-se o óleo na frigideira média ao fogo e quando este estiver quente colocam-se as batatas até estarem fritas. Nessa altura retiram-se as batatas com a escumadeira e colocam-se num prato com papel absorvente.
A seguir coloca-se um pouco de óleo na frigideira pequena e quando este estiver quente deita-se lá o ovo, e pode-se colocar sal q.b., até fritar, depois retira-se com a ajuda da escumadeira para um prato e limpa-se a parte branca do ovo, levemente, com papel absorvente para ficar menos oleoso. Segue-se a colocação da salsicha no óleo quente onde o ovo fritou, aí também a salsicha vai fritar. Quando estiver frita a salsicha é colocada no prato junto ao ovo e também as batatas e a alface se põem no prato e está pronta a refeição.




domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cozido de grão




Ingredientes e utensílios culinários

- 600 ml (mililitros) de grão de bico
- 1 talhada de abóbora
- 1 cenoura
- 1 batata doce grande
- 150 g (gramas) de massa de cotovelo
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 pouco de salsa
- 1 pouco de coentros
- 1 folha de louro
- 1 tomate médio
- Meio pimento verde
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
- 100 gramas de entremeada de porco preto
- Água
- 1 tacho
- 1 colher de sopa
- 1 passador
- 1 recipiente fundo (alguidar)

Modo de preparação

Primeiro coloca-se o grão dentro de um recipiente com água e um pouco de sal, na véspera em que se vai confeccionar o grão.
No dia seguinte, descascam-se todos os alimentos que tiverem casca e lavam-se muito bem em água corrente, esses e todos os outros alimentos e partem-se aos bocados.
 Depois retira-se o grão da água, na qual ficou de molho, desde o dia anterior até ao dia da confecção, e lava-se muito bem em água corrente com a ajuda de um passador e está pronto para se colocar dentro de um tacho com água no fogão, acrescentando-se os dentes de alho, a salsa, os coentros, o tomate, o pimento, a cebola, o louro, a entremeada de porco preto, duas colheres de azeite e o sal, com o fogo um pouco alto até levantar fervura. Nesse momento coloca-se o lume mais brando para começar a cozer lentamente. Quando o grão estiver quase cozido acrescenta-se a cenoura. Oito minutos depois coloca-se a batata doce, a massa e por fim a abóbora. Ao fim de duas horas o cozido está pronto.








sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Batata doce assada



Ingredientes e utensílios culinários

- Batatas doces
- Papel absorvente de cozinha
- 1 prato
- Luvas de forno

Modo de preparação

Em primeiro lugar lavam-se as batatas doces com casca em água corrente, depois secam-se muito bem com papel absorvente.
De seguida acende-se o forno do fogão e quando este estiver quente colocam-se as batatas doces, com casca, a assar dentro do forno em cima da grelha e ao fim de uma hora estão assadas. Nessa altura com a ajuda das luvas retiram-se as batatas do forno, colocam-se num prato e estão prontas a consumir.










domingo, 10 de fevereiro de 2019

Pastéis de camarão



Ingredientes e utensílios culinários

- 400 g (gramas) de camarão cozido sem casca
- 1 cenoura pequena
- 100 g de feijão verde
- 5 batatas médias
- 3 ovos
- Água
- Um pouco de salsa
- Sal
- Farinha de trigo
- leite meio gordo
- óleo
- 1 tacho
- 1 frigideira
- Escumadeira
- 1 prato
- 3 tigelas fundas
- 1 garfo
- 2 colheres de sopa
- Picadora
- Batedeira
- Papel absorvente de cozinha

Modo de preparação

Em primeiro lugar efectua-se o descasque e a higienização das batatas e da cenoura, as quais são lavadas em água corrente, de igual modo é lavado o feijão verde. Na etapa seguinte é realizado o corte das batatas, da cenoura e do feijão verde, os quais são cortados ao meio, cortam-se os camarões aos cubinhos e pica-se a salsa.
Depois coloca-se um tacho com água ao fogo com as batatas, feijão verde, a cenoura, e sal q.b. (quanto baste) que vão cozendo lentamente. Quando estiverem cozidos retiram-se os alimentos do tacho com ajuda de uma escumadeira e colocam-se numa tigela funda, na qual com a ajuda de um garfo se esmagam todos os ingredientes.
A seguir partem-se os os ovos e separam-se as gemas para uma tigela e as claras para outra.
Depois juntam-se os camarões, as gemas de ovo, a salsa picada, um pouco de farinha, um pouco de leite e mexe-se tudo muito bem.
Na etapa que se segue batem-se as claras em castelo com a batedeira, e envolvem-se juntamente com os restantes alimentos já bem mexidos.
Depois fazem-se os pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa da seguinte maneira:
Coloca-se uma colher em cada mão, introduz-se uma das colheres na mistura de alimentos contida na tigela e enche-se a colher com esse conteúdo. Depois passa-se esse conteúdo dessa colher para a outra colher para lhe dar forma, e vai-se passando diversas vezes de uma colher para a outra até ter essa forma. Faz-se estas formas com as colheres a todo o conteúdo alimentar que se encontra nessa tigela e assim estão formados os pastéis. Nessa altura coloca-se uma frigideira com óleo ao lume e quando estiver quente colocam-se os pastéis a fritar até ficarem lourinhos. A seguir tiram-se os pastéis  fritos, com a ajuda da escumadeira e colocam-se num prato com papel absorvente de cozinha e estão prontos para uma refeição que se pode acompanhar com uma salada de alface.







segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Lulas cheias com batatas louras




Ingredientes e utensílios culinários

- 8 lulas frescas de tamanho médio
- 2 tomates médios maduros
- Meio pimento verde
- 1 chouriça pequena
- 1 cebola pequena
- 2 cenouras
- 3 dentes de alho
- 1 folha de louro
- Salsa
- 5 bainhas grandes de feijão verde
- 1 batata doce média
- 3 batatas brancas médias
- Miudezas das lulas
- 12 batatas miúdas brancas
- Sal
- Azeite
- Água
- Óleo
- 2 tachos
- 1 frigideira
- 1 passador grande
- 1 tábua de corte
- 1 picadora
- palitos
- 1 Faca

Modo de preparação

Em primeiro lugar descascam-se os tomates, a cebola, os dentes de alho, as batatas e a cenoura.
Depois tira-se a pele da chouriça e corta-se aos quadradinhos. De seguida lavam-se todos os outros ingredientes em água corrente.
Na fase seguinte pica-se a cebola, os dentes de alho e a salsa e cortam-se os tomates, as batatas médias, as cenouras, o feijão verde e as miudezas das lulas aos quadradinhos e o pimento corta-se ás tiras largas.
Depois coloca-se água num tacho, sal q.b. (quanto baste), 3 colheres de sopa de azeite, o pimento o louro e juntam-se também todos os outros ingredientes já cortados e picados e vão cozendo em lume brando e vai-se acrescentando água a ferver para não deixar secar.
Depois retira-se o pimento e o louro, do tacho, cujo objectivo foi para dar sabor.
Depois de cozido passa-se pelo passador resultando daí um caldo e uma parte sólida. Com a parte sólida daí resultante enchem-se as lulas e fecham-se com os palitos.
Posteriormente, coloca-se o caldo num tacho em lume brando, no qual se põem as lulas cheias que vão cozendo lentamente e vai-se acrescentando água a ferver quando necessário, para não secarem, e quando estiverem louras estão cozidas.

Batatas louras

Põem-se as batatas num tacho com água a ferver e cozem um pouco. Depois tiram-se do tacho e colocam-se numa frigideira de óleo já quente até ficarem louras.
Acompanham-se as lulas cheias com batatas louras, salada de alface e pão.