Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Frango frito com batatas fritas, cebola, tomate, azeitonas, alface e rúcula

 


Ingredientes e material culinário

 
- Meio frango já lavado e cortado em pedaços e sem pele
- 3 dentes de alho
- 1 limão
- Sal q.b. (quanto baste)
- Azeitonas
- 45 gramas de alface
- 33 gramas de Rúcula
- 1 tomate
- 1 cebola pequena
- 1 batata grande
- 2 frigideiras
- 1 escumadeira
- Papel absorvente
- Azeite
- Óleo alimentar
- 1 colher e um garfo, grandes, de madeira
Nota: Todos os alimentos encontram-se devidamente lavados e descascados
 
 
Modo de preparação
 
 
Começa-se por partir um limão, de preferência biológico, e espreme-se um pouco do seu sumo sobre os pedaços de frango, de seguida tempera-se o frango com sal q.b. e depois colocam-se os dentes de alho, cortados em pequenos pedaços, sobre o frango.
A seguir tapa-se a carne, já devidamente temperada, com um prato, coloca-se na parte menos refrigerada do frigorifico durante 45 minutos, para absorver os sabores do tempero.
Depois coloca-se uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e quando este estiver quente, deita-se a carne, que vai fritando em lume médio, de vez em quando mexe-se à de leve na carne com os talheres de madeira, pois desta forma ajuda melhor a fritar o frango e também se vai virando o frango de vez em quando, ora de um lado, ora do outro, e nestas viragens vai-se observando que a carne vai ficando loirinha e também vai começando a cheirar bem, até que chega a um ponto em que se vê que está frita, e como tal pronta para uma refeição.
Deve-se dizer que a fritura fica ao critério de cada um, pois há pessoas que preferem mais frito, outras médio e outras com fritura mínima.
Entretanto descasca-se a batata e corta-se ao meio, depois cada um dos pedaços também se corta ao meio e depois cortam-se todos os pedaços da batata ás tiras. 
Depois coloca-se ao lume uma frigideira com óleo, e quando este estiver quente deitam-se as batatas ás tiras e compõem-se bem na frigideira com óleo com a ajuda dos talheres de pau, e vai-se olhando e de vez em quando uma ligeira mexida com a colher de pau. Passados uns 11 minutos viram-se as batatas do outro lado com os talheres de pau e segue-se o mesmo procedimento, ou seja, uma ligeira mexida nas batatas com a colher de pau. Ao fim de outros 11 minutos, verifica-se que a cor das batatas está dourada e frita e como tal retiram-se as batatas com a ajuda de uma escumadeira para um prato, contendo papel absorvente de cozinha, e dá-se por terminada esta operação.
Agora vai-se colocar o frango e as batatas fritas num prato, depois corta-se a cebola e o tomate em pequenos pedaços e coloca-se no prato, bem como algumas azeitonas, a alface e a rúcula.



 
 

 
 

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Limonada

 


Ingredientes e material culinário
 
- 1 limão
- Água
- Açúcar q.b. (quanto baste)
- 1 espremedor
- 1 Colher
 
 
Modo de preparação
 
Colhe-se um limão do limoeiro e lava-se em água corrente.
De seguida corta-se o limão ao meio e espreme-se no espremedor.
Na fase final, deita-se o conteúdo do sumo, resultante da operação de espremer o limão, num copo e acrescenta-se um pouco de água e adiciona-se açúcar q.b e mexe-se a bebida com uma colher.
Depois coloca-se o copo com a bebida no congelador durante 15 minutos e está pronto o sumo de limão biológico e fresco, a que se chama de limonada.






quinta-feira, 18 de junho de 2020

Salada de alface, tomate, cebola, pepino, cenoura ralada, azeitonas e filetes de cavala



Ingredientes

- Seis folhas de alface
- 1 tomate
- 1 cebola pequena
- Umas quantas rodelas de pepino
- 1 cenoura
- Azeitonas
- Filetes de cavala
- Azeite
 (Todos os alimentos foram previamente lavados e descascados)

Modo de preparação

Corta-se o tomate aos pedaços e coloca-se num prato, depois a cebola também é cortada em pequenos pedaços e coloca-se no prato.
A seguir rala-se a cenoura, de uma forma bem miudinha e junta-se aos outros ingredientes do prato, da melhor forma possível.
Segue-se a colocação das rodelas de pepino, de forma a ficarem bem bonitas no prato. Depois partem-se as folhas de alface também em pedaços.
A fase seguinte é a colocação das filetes de cavala, de uma maneira que se goste de ver no prato. A seguir deita-se um fio de azeite na salada e por fim as azeitonas são colocadas de uma forma mais aleatória e assim está pronta uma saborosa e fresca refeição.




sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Gnocchi com molho de tomate e hambúrgueres de porco




Ingredientes

- 500 gramas de gnocchi
- 5 hambúrgueres
- 3 tomates cortados aos bocados
- 1 cebola cortada ás rodelas
- 8 dentes de alho
- 1 pimento verde cortado às tiras
- Alface
- Sal
- Azeite
Todos os alimentos são previamente lavados e descascados


Modo de preparação

Coloca-se um tacho com água ao lume e quando esta estiver a ferver deita-se o gnocchi, mexe-se de vez em quando, com uma colher, e coze em 10 minutos, depois escorre-se a água.
Entretanto coloca-se outro tacho ao lume com os tomates, a cebola, 3 dentes de alho e o pimento já cortados tal como é referido na secção ingredientes e adiciona-se sal q.b. (quanto baste) e 2 colheres (sopa) de azeite e vai-se mexendo. Quando ferver baixa-se o lume e continua-se a mexer de vez em quando com uma colher e coze em 20 minutos.
Ao mesmo tempo também é colocada ao lume uma frigideira com azeite e quando este estiver quente juntam-se as 5 hambúrgueres já temperadas com os 5 dentes de alho e sal q.b. (quanto baste). Quando as hambúrgueres estiverem fritas de um lado, ao fim de cinco minutos, viram-se do outro lado com a ajuda de uma escumadeira e mais cinco minutos e estão prontas.
Procede-se a seguir ao empratamento e é quando o gnocchi estiver no prato que se deita o molho de tomate sobre o mesmo e acrescenta-se alface ao prato.









domingo, 26 de janeiro de 2020

Lombinhos de porco com camarões





Ingredientes

- 2 lombinhos de porco cortados aos cubinhos
- Meio Kg (quilograma) de camarões
- 6 dentes de alho
- 4 batatas brancas grandes
- 1 colher (chá) de pimento em pó
- 250 ml (mililitros de vinho branco)
- 1 folha de louro
- Coentros q.b. (quanto baste)
- Sal q.b. (quanto baste)
- Azeite
- Óleo vegetal
- Alface
- Tomate
Todos os ingredientes são previamente descascados, cortados e lavados em água corrente

Modo de preparação

Em primeiro lugar, coloca-se a carne a marinar com os dentes de alho, o pimento doce em pó, o louro, o sal, os coentros e o vinho branco, durante uma hora e meia.
Entretanto coloca-se um tacho de água ao lume com sal q.b. (quanto baste) e quando a água estiver a ferver juntam-se os camarões que cozem em 10 minutos, para ficarem pré-cozidos.
A seguir coloca-se uma frigideira com azeite ao lume e adiciona-se a carne já marinada e quando esta estiver quase frita juntam-se os camarões já pré-cozidos até ficarem fritos.
Depois coloca-se uma frigideira com óleo ao lume e quando este estiver bem quente juntam-se as batatas cortadas ás tiras, que fritam em 10 minutos, depois tiram-se com a ajuda de uma escumadeira e colocam-se num prato com papel absorvente.
A seguir procede-se ao empratamento e pode-se acompanhar a refeição com salada de alface e tomate.




quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Arroz de polvo





Ingredientes e material culinário

- 1 polvo, que se descongela de um dia para o outro. Depois de descongelado lava-se muito bem em água corrente, de seguida corta-se aos bocados e tira-se a pele do cabuço e corta-se o cabuço em dois.
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1 molho de coentros picados
- 1 folha de louro
- Meio pimento verde
- 1 chávena de arroz já lavado e escorrido
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
- 1 tacho grande
- 1 colher de pau
Todos os ingredientes são cortados, descascados e lavados previamente.

Modo de preparação

Coloca-se um tacho ao lume com os dentes de alho, a cebola, o tomate, o pimento verde, os coentros, o louro e adiciona-se um pouco de azeite e sal q.b. (quanto baste) para refogar e vai-se mexendo de vez em quando com a colher de pau. Quando estiver refogado coloca-se o polvo já partido aos bocados no tacho e de seguida adiciona-se água quente de forma a tapar o polvo.
Deixa-se cozer em lume brando, e vai-se mexendo de vez em quando com a colher de pau e também de vez em quando adiciona-se mais água a ferver para que o polvo não seque.
Quando o polvo estiver cozido, passado uma hora e meia junta-se o arroz e vai-se mexendo com a colher de pau, de vez em quando e ao fim de mais vinte minutos está pronta a refeição.