Número total de visualizações de páginas

sábado, 13 de julho de 2019

Pepino




É originário das regiões tropicais do Sul da Ásia. Foi cultivado pela primeira vez nas regiões montanhosas da Índia, nomeadamente nos Himalaias, há mais de 3000 anos.
O nome científico do pepino é Cucumis sativus.
O pepino é um vegetal que nasce do pepineiro que é uma planta trepadeira anual, cujos ramos podem crescer de um a três metros de comprimento.
O pepino é constituído por 95% de água e tem grande quantidade de ácido pantoténico e fibras que ajudam a manter o intestino a funcionar bem.
É um vegetal refrescante e tem uma textura crocante.
É rico em vitaminas  A, B, C e K e nos minerais: cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e sílica.
Ajuda a reduzir as dores provocadas pela artrite e baixar o nível de ácido úrico.
Cada 100 gramas de pepino tem 16 calorias, por isso é pobre em calorias e dá uma sensação de saciedade ajudando a manter a boa forma física.
A vitamina A ou retinol, é uma vitamina lipossolúvel, que é muito importante para proteger a visão.
A vitamina B é importante para a saúde mental e melhora a aparência do cabelo e da pele.
A vitamina C é muito importante para aumentar a imunidade e reduzir o stress.
A vitamina K é importante para a formação, desenvolvimento e manutenção dos ossos e para a coagulação do sangue, para a síntese das proteínas plasmáticas e para o bom funcionamento dos rins.
O cálcio aqui existente, que é o mineral mais abundante no organismo, é muito importante para o desenvolvimento dos ossos e dos dentes.
Quanto ao magnésio tem uma função importante na regulação da produção de melatonina e como tal beneficia a qualidade do sono, outra função deste mineral é contribuir para a formação de colagénio que é fundamental para a formação dos ossos, tendões e cartilagens. Também é importante na síntese de ATP, que armazena energia no corpo, e que se utiliza em actividades físicas. Para além disso este mineral ajuda a regular os níveis de cálcio no organismo, podendo prevenir a osteoporose.
O potássio beneficia a saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória.
O fósforo auxilia o bom funcionamento do metabolismo, quer seja muscular ou do sistema nervoso.
O zinco protege-nos contra vírus, bactérias e fungos. O zinco tem uma acção antioxidante e por isso diminui os radicais livres no nosso organismo.
A sílica é benéfica para o cabelo, unhas, ossos e pele.     
O pepino consome-se cru como acompanhamento de uma refeição, ou numa salada, ou em sumo, entre outras formas de o ingerir.



















Sem comentários:

Enviar um comentário