Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Ovo para molhar o pão com cenoura ralada, batatas fritas, banana, maçã e uvas

 



   

Ingredientes

 
- 1 ovo
- 1 cenoura
- batatas fritas de pacote
- 1 fatia de pão caseiro alentejano
- 1 banana
- 1 maçã
- Uvas
- Óleo alimentar

 
Modo de preparação
 
Começa-se por lavar e descascar a cenoura e depois rala-se com o ralador manual.
De seguida lavam-se as uvas, a banana e a maçã em água corrente.
Depois coloca-se o ovo num álguidar com água para verificar se está bom, neste caso o ovo ficou no fundo do alguidar de água, o que prova que o seu estado está bom para consumo. Se o ovo ficasse à superfície da água, era sinal que estava impróprio para consumo.
Depois coloca-se uma frigideira pequena anti-derrapante com óleo ao lume e depois parte-se o ovo e coloca-se na frigideira e deixa-se fritar até a gema estar no ponto certo para que depois ao comer se possa molhar o pão. Quando o ovo estiver frito tira-se da frigideira com uma escumadeira e coloca-se num prato.
No final, limpa-se o ovo com papel absorvente de cozinha, para absorver o excesso de óleo, e descasca-se a banana e coloca-se no prato, a maçã coloca-se também no prato mas com casca, porque esta é muito rica em pectina que é uma fibra solúvel que ajuda à digestão. As uvas também se colocam no prato com a pele, porque tem resveratrol que é um antioxidante muito importante que ajuda a manter a pele saudável. A seguir junta-se a cenoura ralada ao  prato, as batatas e o pão também e fica assim com este aspecto agradável e delicioso que se vê na foto e está pronto a comer.




segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Bife acebolado com arroz

 


  

Ingredientes
 
- 1 bife de peru
- 1 copo de arroz
- 1 cebola pequena
- 5 dentes de alho
- Água
- Alface verde
- Rúcula selvagem
- Beterraba
 
Temperos
 
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
Nota: Todos os alimentos são previamente higienizados
 
Modo de preparação
 
Colocam-se 2 caçarolas ao lume: uma com 2 copos de água, 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) de azeite, outra caçarola regada a azeite até cobrir o fundo da mesma. Quando a água estiver a ferver deita-se o arroz e adiciona-se sal q.b. e mexe-se de vez em quando com uma colher de pau, para o arroz não se queimar e está pronto, em lume médio, em 12 minutos.
Depois continua a viagem culinária na outra caçarola em que depois de ser regada a azeite se colocam 3 dentes de alho e uma cebola ás rodelas, quando estes estiverem a ficar alourados coloca-se o bife, sal q.b. e vai-se mexendo de vez em quando, com a colher de pau, à de leve, com o objectivo de o ajudar a fritar.
Passados 5 minutos vira-se o bife, com a ajuda de uma escumadeira, do outro lado e frita também 5 minutos, tendo o cuidado de nesse espaço de tempo mexer de vez em quando com a tal colher de pau, e chegados os cinco minutos, observa-se a mudança que o factor temperatura e os toques culinários na medida certa operaram nesta ementa.
É chegada a hora de empratar o bife, o arroz e rodear com alface, rúcula selvagem e beterraba.
Agora é só sentar á mesa a degustar esta deliciosa e saudável alimentação, que faz crescer água na boca e é de comer e chorar por mais.




 
 
 

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Cogumelos com batatas fritas

 


  

Ingredientes
 
- 100 g (grama) de cogumelos laminados
- 4 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- 1 batata grande cortada ás tiras
- Azeite
- óleo alimentar
- Sal q.b. (quanto baste)
Nota: Os cogumelos são lavados em água corrente, os alhos, a cebola e a batata descascam-se primeiro e lavam-se de seguida também em água corrente. Depois de bem higienizados é que os dentes de alho e a cebola são descascados e picados. Quanto á batata também se descasca primeiro e depois seca-se muito bem com papel de cozinha absorvente e corta-se ás tiras. Depois de cortadas as batatas podem-se secar ainda melhor com o papel absorvente.

 
Modo de preparação
 
Colocam-se duas frigideiras anti-aderentes ao lume, numa adiciona-se um fio de azeite, os dentes de alho e a cebola picados e vai-se mexendo com uma colher para que a cebola e os alhos váo alorando. Passados dois minutos adicionam-se os cogumelos, sal q.b. e como o azeite já se encontra bastante quente, eles fritam em 8 minutos, e vai-se virando e mexendo para que os cogumelos fiquem igualmente fritos de ambos os lados.
Noutra frigideira coloca-se o óleo ao lume e quando este estiver quente deitam-se as batatas, e passados 7 minutos e meio viram-se do outro lado com a ajuda de uma escumadeira e mantem-se ao lume mais 7 minutos e meio e estão fritas. Depois retiram-se as batatas com a escumadeira para um prato contendo papel absorvente para absorver o excesso de óleo e estão prontas as batatas.
Segue-se o empratamento com os cogumelos no centro do prato e as batatas à volta, fazendo lembrar o sol.




 
 
 
 
 

sábado, 7 de agosto de 2021

Cogumelos com pão e ananás

 



   

Ingredientes
 
- 90 g (grama) de cogumelos laminados
- 1 fatia de pão de trigo, que se pode cortar em feitio de meia lua, para dar um aspecto mais romântico à refeição
- 3 dentes de alho picados
- Meia cebola pequena picada
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
Nota: Os cogumelos são previamente bem lavados em água corrente. Os dentes de alho e a cebola são descascados, antes de serem lavados em água corrente, só depois é que são picados.
 
 
 
 Modo de preparação

 
Começa-se por colocar uma frigideira ao lume na qual se adiciona um fio de azeite, os dentes de alho e a cebola picados e sal q.b.
Vai-se mexendo e virando os cogumelos de vez em quando, para que eles fiquem com um aspecto homogéneo de ambos os lados depois de fritos, ficam prontos em 10 minutos.
Segue-se o empratamento que consta de uma fatia de pão sobre a qual se colocam os cogumelos e ao lado uma rodela de ananás e está pronta uma refeição individual.




 
 
 

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Cenoura

 



   

O nome científico da cenoura é Daucus carota.
É originária da Ásia Central e do Mediterrâneo.
É rica em hidratos de carbono, que são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogénio e oxigénio, cuja principal função é fornecer energia para as células.
É rica em proteínas, gorduras só tem 0,3 g (grama) por cada 100 g de cenoura crua e como tal contribui para a boa forma física, pois, além disso é muito rica em fibras, de que é um exemplo a pectina, que ajudam a manter o intestino saudável, pois contribuem para o crescimento da flora intestinal, da qual fazem parte as bactérias do grupo Lactobacillus Casei, entre outras, que auxiliam na digestão dos alimentos e ajudam a manter o sistema imunológico saudável.
É rica também em cálcio, vitamina A, vitamina B1, betacaroteno, potássio, magnésio, fósforo e vitamina C.
O teor de vitamina A presente na cenoura é muito elevado e contribui para manter uma boa visão, por isso se diz que a cenoura faz bem aos olhos. Além disso, como a vitamina A é um antioxidante, ajuda a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce.
O betacaroteno, que é o pigmento alaranjado da cenoura, no Verão ajuda a estimular a pigmentação da pele contribuindo para o bronze natural e ajudando a proteger a pele dos raios UV (Ultra Violeta).
A vitamina B1 ou Tiamina, aqui presente, contribui para um fígado mais saudável e também ajuda a manter a saúde dos olhos, da pele, do cabelo e ajuda a manter a saúde mental.
O cálcio é importante para ter ossos e dentes saudáveis.
O potássio é importante para manter a saúde cardiovascular, fortalece os ossos, ajuda a combater as dores de cabeça e as cãibras  e auxilia no funcionamento do sistema nervoso.
O Fósforo é importante para a formação dos ossos e dos dentes e também ajuda a transmitir os impulsos nervosos no organismo.
O magnésio é um mineral que ajuda a regular os níveis de cálcio no organismo e ajuda a prevenir os diabetes e ajuda a regular a produção de melatonina e como tal beneficia a qualidade do sono e actua na formação do colagénio que é imprescindível para ajudar na formação dos ossos, cartilagens e tendões.
A vitamina C ou ácido ascórbico acelera a cicatrização das feridas e ajuda a proteger das gripes, constipações, ajuda a combater os radicais livres e ajuda a combater o Stress.
Pode-se consumir cenoura ralada, em sumo, sopa, salada, pátê, doce, bolo, entre outas formas.