Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Alecrim

 



   

O nome científico do Alecrim é Salvia Rosmarinus.
É originário da Região Mediterrânea, África do Norte e Ásia.
Tem um aroma e sabor intenso e relaxante.
É utilizado como tempero de carne, peixe, sopas e molhos e serve para fazer chá, entre outras utilidades culinárias. O chá das folhas de alecrim é diurético, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, ajuda a ter uma boa digestão, tem uma acção expectorante e ajuda a prevenir doenças degenerativas tal como o Alzheimer.
É muito rico em vitamina A e como tal contribui para manter uma boa visão e para manter a pele saudável, ajuda a prevenir e a combater infecções urinárias, aliviando alguns sintomas causados por algumas bactérias, tais como as dores, inflamações, entre outros sintomas. A bactéria Escherichia coli, é a mais frequente nas infecções urinárias.
É rico em vitamina C que ajuda a melhorar a imunidade e a combater os radicais livres evitando o envelhecimento, ajuda a manter os ossos resistentes e saudáveis.
É rico em vitamina K, a qual melhora a coagulação sanguínea e é importante para a saúde dos ossos porque ajuda a fixar o cálcio nos  ossos.








 
 
   

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Gelado de leite condensado e gelatina de morango

 



   

Ingredientes e material culinário
                           
- 100 g (grama) de gelatina de origem vegetal com sabor a morango, em pó
- 370 ml de leite condensado tradicional
- 1 batedeira manual
- 1 colher de pau
- 1 frigideira anti-aderente
- 1 recipiente de pirex
- 250 ml de água a ferver
- 250 ml de água fria
 
Modo de preparação
 
 
Começa-se por colocar a frigideira ao lume com o leite condensado e vai-se mexendo com a colher de pau, lentamente durante 10 minutos. Entretanto deita-se a gelatina em pó no recipiente de pirex e adiciona-se 250 ml de água a ferver e vai-se mexendo com a colher de pau, até esta estar bem diluída, depois acrescenta-se mais 250 ml de água fria e mexe-se novamente com a colher de pau até a mistura ficar bem homogénea.
A seguir adiciona-se o leite condensado no mesmo recipiente e bate-se com a batedeira para que a gelatina e o leite condensado fiquem bem misturados.
Na fase seguinte coloca-se a mistura resultante desta operação no frigorífico, durante três horas, depois coloca-se a mistura mais duas horas, na parte mais fria do frigorífico ou seja no congelador.
O gelado está pronto para consumo.




 
 

domingo, 11 de julho de 2021

Sopa de espinafres

 


   

Ingredientes
 
 
- 3 batatas brancas
- 1 batata doce de Aljezur
- 120 g (grama) de folhas de espinafre frescas
- 3 cenouras
- 1 talhada de abóbora
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
 
 
Modo de preparação
 
Em primeiro lugar descascam-se as batatas e lavam-se muito bem em água corrente e colocam-se num recipiente com água para evitar o escurecimento enzimático das mesmas.
De seguida descascam-se as cenouras, a talhada de abóbora, os dentes de alho e a cebola e lavam-se também em água corrente. Depois também se lavam as folhas de espinafres em água corrente.
Na fase seguinte vão-se cortar os alimentos da seguinte forma:
As cenouras cortam-se ás rodelas, a cebola também e as batatas cortam-se em pequenos pedaços.
De seguida colocam-se estes alimentos num tacho, e também os dentes de alho inteiros, o azeite, o sal e cobrem-se com água e colocam-se em lume alto até ferver. Quando estiver a ferver baixa-se o lume. Assim a sopa vai cozendo em lume brando durante 40 minutos.
É chegada a altura de tirar a sopa do lume e tiram-se os alhos, cujo objectivo aqui era dar sabor, e como tal terminaram a sua “viagem” culinária. Também se vai retirar da sopa,” calcula-se a olho”, a quantidade de rodelas correspondentes a uma cenoura, que na etapa final vai ser necessário para colocar na sopa.
 Vai-se agora triturar a sopa com a varinha mágica até que fique bem passada.
De seguida coloca-se, novamente, o tacho da sopa ao lume até ferver, quando ferver acrescentam-se as folhas de espinafres e cozem em cinco minutos.
Chegou-se então à meta estabelecida, pois a sopa está pronta, agora colocam-se as rodelas de cenoura, que estavam à espera para esse efeito, na sopa e está pronta a refeição.
 



 
 
 
 
 

domingo, 4 de julho de 2021

Chuchu

 


  

O nome científico do chuchu é Sechium edule.
É originário do México, Costa Rica e Panamá.
Existe em abundância na ilha da Madeira.
É um bom hidratante para o organismo, pois tem muita água na sua composição.
É muito rico em cálcio, por isso ajuda a prevenir a osteoporose e fortalece os dentes. Além disso também é rico em magnésio e fósforo que também fortalece os ossos e os dentes.
Outro mineral em que é rico é o potássio que ajuda a evitar a hipertensão e também é importante para o bom funcionamento dos músculos.
É rico em vitaminas do complexo B, por isso ajuda a combater a fadiga e a depressão. Além disso é rico em manganês que é um mineral que ajuda a converter gorduras e proteínas em energia, combatendo assim a fadiga e evitando a depressão.
É rico em vitamina C e também no mineral Zinco, que em conjunto fortalecem o sistema imunológico e protegem o organismo da acção dos radicais livres. Também tem vitamina E que ajuda também a combater os radicais livres e a evitar o envelhecimento precoce da pele, dando-lhe firmeza e elasticidade e mantendo os cabelos saudáveis.
É muito rico em fibras e como tal ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue mantendo o coração saudável e também mantem a saciedade contribuindo assim para manter a boa forma física e também contribuem para uma boa digestão.
Pode-se consumir em sopas, saladas, bolos, refugados, entre outras formas de consumo.