Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Salsichas fritas com batatas fritas, cenoura ralada e pão

 



   

Ingredientes e material culinário

 
- 3 salsichas
- batatas fritas
- 1 cenoura
- 2 dentes de alho cortados aos bocados
- Azeite
- 1 fatia de pão caseiro alentejano
- 1 tacho pequeno
- 1 frigideira antiaderente
- 1 ralador manual de cenoura
- 1 tigela
- 1 escumadeira
- 1 colher de pau
- 1 prato
- Papel absorvente de cozinha
 
Nota: As salsichas lavam-se em água corrente quando se retiram da lata, os dentes de alho descascam-se e lavam-se em água corrente também, antes de se cortarem aos bocados e a cenoura descasca-se e depois higieniza-se em água corrente, tal como os outros alimentos e depois rala-se com o ralador manual para uma tigela.
 
Modo de preparação

 
Em primeiro lugar coloca-se o tacho, meio de água, em lume brando e quando a água estiver quase a ferver colocam-se lá as salsichas e deixam-se ferver durante 5 minutos. Depois retiram-se as salsichas do tacho com a ajuda da escumadeira. Segue-se o corte das salsichas, primeiro transversalmente e depois em vários bocados.
Segue-se a colocação de uma frigideira com um pouco de azeite e os alhos ao lume. Vai-se mexendo um bocadinho os alhos com uma colher de pau e quando o azeite estiver quente colocam-se lá as salsichas e vão fritando e vão-se virando com a colher de pau. Quando as salsichas estiverem com uma cor caramelizada, estão fritas. Nessa altura, retiram-se as salsichas da frigideira, com a ajuda de uma escumadeira e colocam-se num prato com papel absorvente.
É chegada a hora do empratamento para consumir esta deliciosa refeição.









sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Bebida de amêndoas

 



   

A bebida de amêndoas teve origem na África e no Médio Oriente, numa Região moçulmana. Recentemente também se consome no Ocidente e já se espalhou por todo o mundo.
A bebida de amêndoas, pode ser feita em casa, ou pode-se comprar num supermercado.
O processo caseiro, para se fazer esta bebida vegetal, consta de se colocar amêndoas descascadas dentro de um recipiente cobertas com água durante 8 horas, depois lavam-se muito bem as amêndoas em água corrente e colocam-se num liquidificador e cobre-se com água e trituram-se no liquidificador. Depois de se efectuar essa operação coa-se o líquido resultante dessa trituração, com a ajuda de um coador, para uma tigela e está pronto a consumir o que também se pode chamar leite de amêndoas.
É muito boa para quem não pode consumir lactose, que é o açúcar do leite de vaca e também quem não pode consumir glúten ou quem queira ser vegetariano, visto que este leite é de origem vegetal. Mas também pode ser consumido por quem quiser manter o seu peso normal e quiser uma melhor digestão e regular os intestinos e muitas outros benefícios, tais como:
Ajuda a melhor os níveis de colesterol bom (HDL) no organismo. Ajuda a manter o sistema imunitário saudável.
É muito rica em Cálcio e como tal é importante para a manutenção e formação dos ossos e dos dentes saudáveis e como também contem vitaminas D, K e magnésio, ajuda a reduzir o risco de osteoporose.
É muito boa para manter a pele saudável porque tem vitamina E. Além disso também ajuda a pele que tenha algum dano a recuperar porque tem antioxidantes.
A vitamina B2, que existe nesta bebida torna os cabelos e unhas mais fortes e hidratados.
A riboflavina aqui presente contribui para o crescimento e força muscular.
É muito rica em proteínas e fibras. As fibras protegem as paredes dos intestinos.
As proteínas fornecem material para a construção e manutenção dos ossos e dos músculos e fazem parte da formação de anticorpos, enzimas e hormonas.
Esta bebida pode-se consumir ao pequeno-almoço, ou ao lanche por exemplo. Pode-se beber assim ao natural, é muito saborosa e causa bom estar, também se pode adicionar cereais




 
 
 
 
 

domingo, 5 de setembro de 2021

Maçã

 



   

O nome científico da maçã é Malus domestica e nasce na macieira.
Este fruto é originário da Ásia Ocidental. São cultivadas macieiras desde o Século III A. C. (antes de Cristo).
É o fruto que mais se produz em Portugal.
É rica em vitamina C, tanto no seu interior constituído pela polpa, como no exterior que é constituído pela casca. A vitamina C ajuda a evitar as gripes, ajuda a manter a pele saudável e é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce porque combate os radicais livres.
Este fruto é muito rico em cálcio, fósforo e potássio.
O cálcio, é muito importante para os ossos e os dentes, além disso as fibras presentes na maçã ajudam a manter a boca saudável, porque reduz a capacidade das bactérias prejudiciais, se multiplicarem na boca.
O Fósforo é muito importante para a formação dos ossos e dos dentes e para a transmissão de impulsos nervosos no organismo.
O mineral Potássio é importante para o coração porque ajuda a regular a tensão arterial e é importante para o bom funcionamento dos músculos e dos rins.
A polpa da maçã é muito rica em água e como tal é um bom hidratante para o organismo.
A casca da maçã é muito rica numa fibra que é a pectina, que ajuda à digestão, razão pela qual se deve consumir esta fruta com casca.
Além disso os antioxidantes, tal como a quercetina, presentes aqui neste fruto também ajudam a prevenir a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Outros beneficios da quercetina são que : ajuda fortalecer o sistema imunológico, a evitar diabetes e doenças cardiovasculares porque reduz os níveis de colesterol LDL, que é o mau colesterol e ajuda a baixar a tensão arteial.
A maneira mais saudável de consumir maçã é consumir o fruto ao natural mas também se pode consumir em sumo, cozida, tartes, bolos e misturada numa salada de frutas, iogurtes, entre muitas outras formas de consumir este fruto.
Deve-se consumir uma maçã por dia porque ajuda a manter a boa forma física de uma maneira saudável.