Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de janeiro de 2020

Lombinhos de porco com camarões





Ingredientes

- 2 lombinhos de porco cortados aos cubinhos
- Meio Kg (quilograma) de camarões
- 6 dentes de alho
- 4 batatas brancas grandes
- 1 colher (chá) de pimento em pó
- 250 ml (mililitros de vinho branco)
- 1 folha de louro
- Coentros q.b. (quanto baste)
- Sal q.b. (quanto baste)
- Azeite
- Óleo vegetal
- Alface
- Tomate
Todos os ingredientes são previamente descascados, cortados e lavados em água corrente

Modo de preparação

Em primeiro lugar, coloca-se a carne a marinar com os dentes de alho, o pimento doce em pó, o louro, o sal, os coentros e o vinho branco, durante uma hora e meia.
Entretanto coloca-se um tacho de água ao lume com sal q.b. (quanto baste) e quando a água estiver a ferver juntam-se os camarões que cozem em 10 minutos, para ficarem pré-cozidos.
A seguir coloca-se uma frigideira com azeite ao lume e adiciona-se a carne já marinada e quando esta estiver quase frita juntam-se os camarões já pré-cozidos até ficarem fritos.
Depois coloca-se uma frigideira com óleo ao lume e quando este estiver bem quente juntam-se as batatas cortadas ás tiras, que fritam em 10 minutos, depois tiram-se com a ajuda de uma escumadeira e colocam-se num prato com papel absorvente.
A seguir procede-se ao empratamento e pode-se acompanhar a refeição com salada de alface e tomate.




quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Arroz de polvo





Ingredientes e material culinário

- 1 polvo, que se descongela de um dia para o outro. Depois de descongelado lava-se muito bem em água corrente, de seguida corta-se aos bocados e tira-se a pele do cabuço e corta-se o cabuço em dois.
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1 molho de coentros picados
- 1 folha de louro
- Meio pimento verde
- 1 chávena de arroz já lavado e escorrido
- Azeite
- Sal q.b. (quanto baste)
- 1 tacho grande
- 1 colher de pau
Todos os ingredientes são cortados, descascados e lavados previamente.

Modo de preparação

Coloca-se um tacho ao lume com os dentes de alho, a cebola, o tomate, o pimento verde, os coentros, o louro e adiciona-se um pouco de azeite e sal q.b. (quanto baste) para refogar e vai-se mexendo de vez em quando com a colher de pau. Quando estiver refogado coloca-se o polvo já partido aos bocados no tacho e de seguida adiciona-se água quente de forma a tapar o polvo.
Deixa-se cozer em lume brando, e vai-se mexendo de vez em quando com a colher de pau e também de vez em quando adiciona-se mais água a ferver para que o polvo não seque.
Quando o polvo estiver cozido, passado uma hora e meia junta-se o arroz e vai-se mexendo com a colher de pau, de vez em quando e ao fim de mais vinte minutos está pronta a refeição.