Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Nozes

 



   
As nozes são fruto da nogueira cujo nome científico é Juglans regia.
As nozes são originárias da Ásia. Este fruto seco foi trazido para a Europa pelos romanos.
Actualmente em Portugal podem-se comprar nozes em todos os locais.
Em Évora, já existe uma fábrica de processamento de nozes e foi criada neste ano de 2021.
As nozes são bastante calóricas e como tal, basta consumir umas dez nozes, por dia, ou seja; se se consumir 1/3 de uma chávena deste fruto seco, vai ajudar a manter os níveis de HDL, lipoproteína plasmática de alta densidade, mais elevados no organismo, baixando assim a LDL, lipoproteína plasmática de baixa densidade que transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano.
Ao comer este fruto seco está-se a ingerir gordura saudável, já que estes frutos contêm um elevado teor de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, o que vai ajudar a reduzir o LDL, que é o mau colesterol e mantem os bons níveis do HDL que é o bom colesterol.
As nozes são muito saudáveis para o coração porque têm um aminoácido que é a arginina, a qual pode ser convertida no organismo em ácido nítrico, que é um composto que ajuda a expandir os vasos sanguíneos e assim ao dilatar mais rapidamente as artérias, permite que chegue mais sangue ao coração e impede a aglutinação de plaquetas no sangue, o que ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Este fruto seco tem elevado teor de vitamina E, o que ajuda a impedir o colesterol LDL (mau colesterol) de oxidar ou seja impede que o mau colesterol se acumule nas paredes das artérias e bloquei o fluxo sanguíneo. Consumir um terço de um chávena de nozes por dia, significa obter 40% da DDR (dose diária recomendada) de vitamina E.
As nozes também contêm grandes quantidades dos minerais cobre e magnésio, que são muito saudáveis para o coração.
O magnésio ajuda a regular o colesterol, a tensão arterial e o ritmo cardíaco e o cobre é muito importante para ajudar a reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Os frutos secos além de ajudarem a manter as artérias “limpas” do mau colesterol, também ajudam a manter a vesícula saudável.
As nozes são também uma boa fonte de proteínas e de fibras. Ao consumir 1/3 de chávena deste fruto seco, está-se a ingerir 12% da DDR (dose diária recomendada).
As nozes contêm ácido elágico, que ajuda a combater o cancro, na medida em que este ácido é um bom antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que são as moléculas nocivas de oxigénio, e este ácido também ajuda a inibir a divisão das células cancerígenas.
A vitamina E, que como já se referiu está presente neste alimento, também ajuda a prevenir o cancro sob a forma de gamatocoferol, que ajuda a eliminar as células cancerígenas da próstata e dos pulmões e mantem intactas as células saudáveis.
Pode-se consumir nozes ao natural, ou em saladas, bolos, musses, pudins, entre outras formas de as consumir.